Perspectivas marxistas para uma análise dos movimentos sociais: um breve estudo bibliográfico
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v22n1.22916Palavras-chave:
movimentos sociais, marxismo, participação, práxis, políticaResumo
A presente pesquisa visa abordar algumas perspectivas baseadas no pensamento marxista para o estudo e análise dos movimentos sociais, com base na importância da participação política colocada por Dallari (1991), bem como pela pertinência de buscar elementos no marxismo para a análise dos movimentos sociais, que no Brasil surgem aproximadamente no século XX. Utilizando a técnica de pesquisa bibliográfica, os estudos desenvolvidos sobre categorias primárias do marxismo se desdobram nas duas categorias discutidas no artigo: 1) Possibilidades para a análise dos movimentos sociais a partir da perspectiva marxista e 2) Relações entre o marxismo e os movimentos sociais; e partir de ambas, percebo a necessidade de olhar para os movimentos sociais de forma analítica e não somente descritiva.
Downloads
Referências
CASTELLS, M. 1973. A questão urbana. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
DALLARI, Dalmo de Abreu. O que é participação política. São Paulo: Brasiliense, 1991.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GALVÃO, Andréia. Marxismo e movimentos sociais. Crítica Marxista, n.32, p.107-126, 2011.
JENSEN, Karl. Teses Sobre os Movimentos Sociais. Marxismo e Autogestão. Ano 01, num. 01, jan./jun. de 2014.
Leme, R. B. (2019). A Resistência dos Estudantes no Modo de Produção Capitalista: conside-rações sobre o Movimento Estudantil Secundarista. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 10(3), 195–203.
TELES, Gabriel. Para uma análise marxista dos movimentos sociais: contribuições de Karl Jen-sen e Nildo Viana. Revista Despierta, Ano 04, n.04, 2017.
TELES, Gabriel. Elementos teórico-metodológicos para análise dos movimentos sociais à luz de uma abordagem marxista. Crítica e Sociedade: revista de cultura política, Uberlândia, v. 10, n. 2, 2020.
TELES, Gabriel. Movimento estudantil e luta de classes. IX Colóquio Internacional Marx e Engels, Campinas, 2018.
VIANA, Nildo. Os Movimentos Sociais. Curitiba: Prismas, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).