A educação online na formação do pedagogo durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.25459

Palavras-chave:

formação docente, educação online, cibercultura, pedagogia, pandemia

Resumo

Os debates sobre as novas formas de ensinar e aprender foram reforçados na pandemia da covid-19 e aumentaram a demanda por formação docente para o uso das tecnologias digitais. O presente estudo apresenta um recorte da pesquisa realizada no mestrado em educação e tem como objetivo compreender as potencialidades da educação online na formação do pedagogo. A ciberpesquisa-formação (Santos, 2005, 2014, 2019) foi adotada como metodologia por compreender que o processo formativo do professor-pesquisador acontece sincronicamente ao processo formativo dos alunos, numa troca de saberes e experiências. A pesquisa foi realizada com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e se baseou na pedagogia de projetos, combinando atividades síncronas (presenciais e online) e assíncronas (SIGAA), resultando na criação de artefatos curriculares pós-críticos para o desenvolvimento de oficinas formativas. A pesquisa refletiu sobre questões importantes como a inclusão digital e cibercultural, interatividade, desenho didático e atos de currículo pós-críticos.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia de Souza Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC/UFRRJ), Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC/UFRRJ).

Edméa Oliveira dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Cientista do Nosso Estado da FAPERJ e Líder do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC/UFRRJ).

Referências

ALVES, Nilda. Práticas pedagógicas em imagens e narrativas: memórias de processos didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. São Paulo: Cortez, 2019.

FERRAÇO, Carlos Eduardo; SOARES, Maria da Conceição Silva; ALVES, Nilda. Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2018.

LEMOS, André. Prefácio. In: BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson de Luca (org.). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EdUFBA, 2011. p. 15-21.

MACEDO, Roberto S. A pesquisa como heurística, ato de currículo e formação universitária: experiências transingulares com o método em Ciências da Educação. Campinas: Pontes Editores, 2020.

PRADO, Maria Elizabeth B. B. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; MORAN, José Manuel (org.). Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação, 2005. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=19345 . Acesso em: 15 de outubro de 2023.

SANTOS, Edméa O. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EdUFPI, 2019.

______. Pesquisa-formação na cibercultura. Santo Tirso: Whitebooks, 2014.

______. Educação online: cibercultura e pesquisa-formação na prática docente. 2005. 351 f. Tese (Doutorado) – Curso de Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, 2005.

SANTOS, Edméa O.; SILVA, Marco. O desenho didático interativo na educação online. Revista Iberoamericana de Educación, n. 49, p. 267-287, 2009.

SANTOS, Edméa O.; SALES, Kathia M. B.; VELOSO, Maristela M. S. de A. Portfólios online no desenho didático da pós-graduação stricto sensu. Roteiro, v. 47, p. e30200, 2022.

SILVA, Marco. Educar na cibercultura: desafios à formação de professores para docência em cursos online. Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 3, p. 36-51, 2010.

______. Interatividade na docência online. Lives de segunda da UFRRJ, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ALrxcaaYgMk&list=PLSTpSBlk1lbNDAER0i214 5DW6u4D_q5Me. Acesso em 12 de outubro de 2023.

SILVA, Marco; SANTOS, Edméa. Conteúdos de aprendizagem na educação on-line: inspirar-se no hipertexto. Educação & Linguagem, v. 12, n. 19, p. 124-142, 2009.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Downloads

Publicado

30.06.2025

Como Citar

SILVA, Nathalia de Souza; SANTOS, Edméa Oliveira dos. A educação online na formação do pedagogo durante a pandemia. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–14, 2025. DOI: 10.5585/2025.25459. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/25459. Acesso em: 19 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos
Visualizações
  • Resumo 52
  • PDF 25