A educação online na formação do pedagogo durante a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.25459Palavras-chave:
formação docente, educação online, cibercultura, pedagogia, pandemiaResumo
Os debates sobre as novas formas de ensinar e aprender foram reforçados na pandemia da covid-19 e aumentaram a demanda por formação docente para o uso das tecnologias digitais. O presente estudo apresenta um recorte da pesquisa realizada no mestrado em educação e tem como objetivo compreender as potencialidades da educação online na formação do pedagogo. A ciberpesquisa-formação (Santos, 2005, 2014, 2019) foi adotada como metodologia por compreender que o processo formativo do professor-pesquisador acontece sincronicamente ao processo formativo dos alunos, numa troca de saberes e experiências. A pesquisa foi realizada com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e se baseou na pedagogia de projetos, combinando atividades síncronas (presenciais e online) e assíncronas (SIGAA), resultando na criação de artefatos curriculares pós-críticos para o desenvolvimento de oficinas formativas. A pesquisa refletiu sobre questões importantes como a inclusão digital e cibercultural, interatividade, desenho didático e atos de currículo pós-críticos.
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