A inclusão de alunos com deficiência visual: uma análise acerca das publicações em eventos nacionais de ensino de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.26117

Palavras-chave:

deficiência visual, ensino de Física, formação de professores, inclusão

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo revisar os eventos nacionais de ensino de Física, com a finalidade de analisar as principais contribuições e desafios relacionados ao ensino da disciplina e a inclusão escolar de alunos com deficiência visual. A investigação utilizou como fonte de dados os principais eventos brasileiros de ensino de Física, a saber: Encontro de Pesquisas em Ensino de Física (EPEF), Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). Os artigos foram selecionados por palavras-chave e títulos, resultando na escolha de 71 artigos para análise completa. Os artigos foram categorizados em: i) os instrumentos mediadores do processo de ensino e aprendizagem e a inclusão escolar; ii) formação e concepção de professores sob uma perspectiva inclusiva e iii) termos científicos utilizados no ensino para alunos com deficiência visual. Observou-se uma predominância de pesquisas voltadas à adaptação de experimentos. 

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Cristina dos Santos, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Palotina, PR, Brasil

Licenciada em Ciências Exatas - Física pela Universidade Federal do Paraná, com Mestrado em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas também da Universidade Federal do Paraná

Camila Tonezer, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Palotina, PR, Brasil

Licenciada em Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestre e Doutora em Física pelo Programa de Pós-graduação em Física da Universidade Federal do Paraná. Atualmente é docente do Departamento de Engenharias e Exatas e atua como pesquisadora e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas também da Universidade Federal do Paraná.

Rita de Cássia dos Anjos, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Palotina, PR, Brasil

Doutora em Física

Referências

ALVES, D. R; ANASTÁCIO, S. A. F. Elaboração de Material tátil para o Ensino de Física de Partí-culas para alunos com Deficiência Visual. XXIV SNEF, 2021. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiv/sys/resumos/T0779-1.pdf. Acesso em 23 de jan. 2023.

ASSIS, P. C. de et al. da. Lei de Hooke: uma proposta de ação pedagógica para a inclusão edu-cacional de alunos com necessidades educacionais especiais visuais. XXII SNEF, 2017. Dispo-nível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/sys/resumos/T0825-1.pdf. Acesso em 15 fev. 2023.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. 1. ed. São Pau-lo: Edições 70, 2011.

BARBOSA-LIMA, M. da C. de A; CATARINO, G. F. de C. É importante para uma pessoa com Deficiência visual estudar Física? As respostas de estudantes recém Ingressos na Universidade no Curso de Licenciatura em Física. XXIII SNEF, 2019. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/sys/resumos/T0015-1.pdf. Acesso em 08 set. 2022.

BERETA, M. S; GELLER, M. Adaptação curricular no Ensino de Ciências: reflexões de pro-fessores de escolas inclusivas. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 34, n. 09, p. 1-22, ago., 2021. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X63190

BRASIL. Lei n° 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 6 jul. 2015. Seção 1, pt. 1.

CAMARGO, E. P; SILVA, D. Atividades e material didático para o ensino de Física de alunos com deficiência visual: Queda dos objetos. IV ENPEC, 2003, Bauru – SP.

CAMARGO, E, P. Inclusão e necessidade educacional especial: compreendendo identidade e diferen-ça por meio do Ensino de Física e da deficiência visual. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

COZENDEY, S. G; COSTA, M. da P. de R. da. Uso da Audiodescrição como uma ferramenta de Ensino no Ensino de Ciências Exatas. XXII SNEF, 2017. Disponível em https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/sys/resumos/T0387-1.pdf. Acesso em 11 nov. 2022.

DELIZOICOV, D. Pesquisa em Ensino de Ciências como Ciências Humanas Aplicadas. Caderno Bra-sileiro de Ensino de Física, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 145 – 175, ago., 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6430. Acesso em 12 jun. 2025.

ECHER, I. C. A revisão de literatura na construção do trabalho científico. Revista gaúcha de enferma-gem. Porto Alegre, v. 22, n. 2 (jul. 2001), p. 5-20, 2001. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/4365 . Acesso em 12 jun. 2025.

FIGUEIRA, M. M. T; BARTELMEBS, R. C. Atividades Multissensoriais para o Ensino de Astrono-mia: Uma possibilidade de inclusão para alunos cegos. XIII ENPEC, 2021. Disponível em https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/76152. Acesso em 30 dez. 2022.

GONÇALVES, B. L. O. et al. Concepções de licenciandos de Física sobre Educação Especial e Educação Inclusiva. XXIII SNEF, 2019. Disponível em https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/sys/resumos/T0191-1.pdf. Acesso em 09 set. 2022.

GROSSI, M. do C. de A. J; LIBARDI, H. O Ensino de Física para alunos com Deficiência Visual na Educação de Jovens e Adultos na Rede Pública de Minas Gerais. XXI SNEF, 2015. Disponível em https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxi/sys/resumos/T0208-1.pdf. Acesso em 09 set. 2022.

LAPLANE, A. L. F.; BATISTA, C. G. Ver, não ver e aprender: a participação de crianças com baixa visão e cegueira na escola. Cad. Cedes, Campinas, vol. 28, n. 75, p. 209-227, maio/ago. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622008000200005 .

LIMA, M. L. B; OLIVEIRA, J. R. de; VIANA, L. A. F. de C. O Status do processo de inclusão da pessoa com deficiência visual no sistema educacional: Uma revisão integrativa de literatura. Research, Society and Development, v. 10, n. 10, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18553

LIMA, G. M; OLIVEIRA, V. G. de L; QUEIROZ, J. R. de O. Laboratório de acessibilidade infor-macional: um caminho de inclusão na universidade e seus desafios no ensino de Ciências para deficientes visuais. XXIII SNEF, 2019. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/sys/resumos/T1459-1.pdf. Acesso em 09 set. 2023.

LIRA, M. E. M; DURÃES, J. A; MONÇÃO, G. W. Educação inclusiva e especial visando o ensino de Física e os saberes básicos de docentes. XXIII SNEF, 2019. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/sys/resumos/T1459-1.pdf. Acesso em 13 jun. 2025.

LORDÊLO, J. M; ROSA, T. C. D; MORAIS, A. V. de. O Ensino de Física para alunos com e sem deficiência visual: A utilização de recursos didáticos envolvendo vetores. XVIII EPEF, 2020. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/epef/xviii/programa/pesqAutor.asp. Aces-so em 10 de jun. 2024.

MONTEIRO, A. F. B; ARAGON, G. T. Reflexões sobre o Processo de Formação de Conceitos Científi-cos em alunos com Deficiência Visual: Contribuições para Professores, X ENPEC, 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=REFLEX%D5ES+SOBRE+O+PROCESSO. Acesso em 02 set. 2023.

MONTEIRO, A. et al. A Física da gangorra: Ensino de Física e história para crianças. XXIII SNEF, 2019. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/sys/resumos/T0341-1.pdf. Acesso em 15 set. 2022.

MONTEIRO, A. F. B. et al. Significando o conceito de atrito e tração em rodas através da teoria da ativi-dade de Vigotski e Leontiev para crianças com Deficiência visual. XII ENPEC, 2019. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/busca_1.htm?query=defici%C3%AAncia+visual. Acesso em 13 jun. 2025.

MOREIRA, G. M. et al. Construção de um Glossário de Símbolos em Relevo para Representação de Dia-gramas de óptica geométrica para alunos com Deficiência Visual. XXIV SNEF, 2021. Disponível em https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiv/sys/resumos/T0159-1.pdf. Acesso em 06 jun. 2023.

NAKONETCHNEI, A.; RIBEIRO, E.; FAGUNDES, R. C. Universidades públicas do Paraná e o oferecimento de disciplinas com temática inclusiva nos cursos de licenciatura em Física. XXIII SNEF, 2019. Disponível em https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/sys/resumos/T0172-3.pdf. Aces-so em 09 set. 2022.

NASCIMENTO JÚNIOR, E. R.; CASTRO, M. P. P. de. Elaboração de Objetos didáticos e adapta-ções de materiais para auxiliar alunos com deficiência visual na disciplina de laboratório de Física I na Uni-versidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. XXIII SNEF, 2019. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/sys/resumos/T0877-1.pdf. Acesso em 09 set. 2023.

NASCIMENTO, W. R. S. do. Et al. O Goalball no processo de mobilização da Aprendizagem dos alu-nos com Deficiência visual nas aulas de Física. XII ENPEC, 2019. Disponível em:http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/busca_1.htm?query=SIGNIFICADO+DO+CONCEITO+DE+ATRITO. Aces-so em 06 set. 2022.

PIMENTEL, A. G. et al. Propostas de Atividades de Cinemática para Deficientes visuais aplicada no Colégio Pedro II pelo grupo do PIBID/UFRJ – Física, XXI SNEF, 2017. Disponível em:https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/sys/resumos/T0016-2.pdf. Acesso em 07 nov. 2022.

QUEIROZ, S. T. et al. Física para deficientes visuais - metodologia para o ensino de Mecânica. XXIII SNEF, 2019. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/sys/resumos/T0662-1.pdf. Acesso em 08 set. 2022.

RAMOS, J. C. et al. Estratégia Metodológica para o Ensino de Matemática Aplicada a Física para Defi-cientes visuais. XXIII SNEF, 2019 a. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/sys/resumos/T0662-2.pdf. Acesso em 08 set. 2022.

RAMOS, I. R. et al. Ensino de Física para deficientes visuais: uma proposta para o ensino de atrito com material tátil alternativo. XXIII SNEF, 2019 b. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/sys/resumos/T0317-1.pdf. Acesso em 15 set. 2022.

RAMOS, K. S. et al. O Experimentum Crucis de Newton Multissensorial. XVIII EPEF, 2020.

RODRIGUES, F. A. et al. Oficina para Professores sobre criação e Adaptação de Materiais Didáticos de Física para Estudantes com Deficiência Visual. XXIV SNEF, 2021. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiv/sys/resumos/T0159-2.pdf. Acesso em 13 jun. 2025.

RODRIGUES, F. M.; CAMARGO, E. P. de. Construção de Maquetes no Contexto da Deficiência visual: Possibilidade para o Ensino de Temas de Astronomia no Ensino Fundamental II. XXII SNEF, 2017. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/sys/resumos/T0253-1.pdf. Acesso em 07 nov. 2022.

SALMAZO, R. S.; RODRIGUES, M. I. R. Dificuldades Enfrentadas por Deficientes Visuais Durante o Processo de Ensino Aprendizagem. XXI SNEF, 2015.

SAMPAIO, C. T.; SAMPAIO, S.; Educação inclusiva: o professor mediando para a vida. Salva-dor: EDUFBA, 2009. Scielo Books.

SANTOS, L. C.; ANJOS, R. de C. Acessibilidade no Ensino de Física. XXII SNEF, 2017.

Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/sys/resumos/T1310-1.pdf. Aces-so em 07 nov. 2022.

SANTOS, T. C.; TONEZER, C. Ensino de Física e Inclusão do aluno com Deficiência Visual - Uma dupla indissociável. XVIII EPEF, 2020.

SILVA, M. R. da.; CAMARGO, E. P. de. O atendimento educacional especializado e o ensino de Física para alunos com deficiência visual: um olhar à luz das legislações brasileira e do estado de São Pau-lo. X ENPEC, 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=LEGISLA%C7%D5ES+BRASILEIRAS. Acesso em 02 Set. 2022.

SILVA, M. R. da; CAMARGO, E. P. de. A Análise de uma transcrição tinta-Braille e suas implicações para o processo de ensino- aprendizagem de Física de alunos usuários do sistema Braille. XXII SNEF, SNEF 2017 a. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/sys/resumos/T0407-1.pdf. Acesso em 11 nov. 2022.

SILVA, M. R. da.; CAMARGO, E. P. de. O uso do braille por alunos cegos: dificuldades e outras impli-cações para o processo de ensino e aprendizagem de Física. XI ENPEC, 2017 b. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=O+USO+DO+BRAILLE. Acesso em 02 Set. 2022.

SILVA, M. R. da; CAMARGO, E. P. de. A inclusão de alunos com deficiência visual em cursos de gra-duação em Física: Algumas dificuldades e contribuições do atendimento educacional especializa-do. XVII EPEF, 2018 a.

SILVA, M. R. da; CAMARGO, E. P. de. Os Discursos de professores de Física acerca de suas alunas cegas. XVII EPEF, 2018 b.

SILVA, M. R. da; CAMARGO, E. P. de. A inclusão de alunos com deficiência visual em cursos de gra-duação em Física: Algumas dificuldades e contribuições do atendimento educacional especializa-do. XVII EPEF, 2018 c.

SILVA, G. F. et al. de. Linguagem utilizada em sala de aula no ensino de Física: Câmara Escura para alunos Cegos. XXIV SNEF, 2021.

SILVA, M. F. O. da. et al. Vivendo num mundo sem luz. XXII SNEF, 2017. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/sys/resumos/T0103-1.pdf. Acesso em 11 nov. 2022.

SILVA, M. R. Et al. Ensino de Física e Deficiência Visual: o que pensam os licenciandos em Física em fase de conclusão de curso. XXI SNEF, 2015.

SOUZA, D. de O.; FERNANDES, J. P. A Plataforma Arduino E O Laboratório De Ensino De Física Inclusivo: Uma Inovação Didática. XXIV SNEF, 2021. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiv/sys/resumos/T0249-1.pdf. Acesso em 13 jun. 2025.

TATO, A.; CAMARGO, E. P. de. Diversificação de Sensorial em aulas de Física em Escolas Regulares: Planejamento de atividades para todos os alunos. X ENPEC, 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=diversifica%E7%E3o. Acesso em 29 ago. 2022.

VERASZTO, E. V; CAMARGO, J. T, F, de; CAMARGO, E. P. de. Trabalhos Científicos por cegos congênitos: Análises das Respostas de licenciandos em cursos da área de Ciências da Nature-za. XVI EPEF, 2016. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/enf/2016/sys/resumos/T0694-1.pdf. Acesso em 13 jun. 2025.

Downloads

Publicado

30.06.2025

Como Citar

SANTOS, Thais Cristina dos; TONEZER, Camila; ANJOS, Rita de Cássia dos. A inclusão de alunos com deficiência visual: uma análise acerca das publicações em eventos nacionais de ensino de Física. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 15–28, 2025. DOI: 10.5585/2025.26117. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/26117. Acesso em: 19 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos
Visualizações
  • Resumo 51
  • PDF 26