A inclusão de alunos com deficiência visual: uma análise acerca das publicações em eventos nacionais de ensino de Física
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.26117Palavras-chave:
deficiência visual, ensino de Física, formação de professores, inclusãoResumo
Esta pesquisa tem como objetivo revisar os eventos nacionais de ensino de Física, com a finalidade de analisar as principais contribuições e desafios relacionados ao ensino da disciplina e a inclusão escolar de alunos com deficiência visual. A investigação utilizou como fonte de dados os principais eventos brasileiros de ensino de Física, a saber: Encontro de Pesquisas em Ensino de Física (EPEF), Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). Os artigos foram selecionados por palavras-chave e títulos, resultando na escolha de 71 artigos para análise completa. Os artigos foram categorizados em: i) os instrumentos mediadores do processo de ensino e aprendizagem e a inclusão escolar; ii) formação e concepção de professores sob uma perspectiva inclusiva e iii) termos científicos utilizados no ensino para alunos com deficiência visual. Observou-se uma predominância de pesquisas voltadas à adaptação de experimentos.
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