Qualidade de vida na docência: uma análise sistêmica e contextual em publicações CAPES (1990-2021)
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.26986Palavras-chave:
qualidade de vida, políticas públicas em Educação, trabalho docenteResumo
O presente artigo investigou a definição de qualidade de vida no âmbito educacional, analisando estudos indexados nos Periódicos Capes de 1990 a 2021. Utilizando uma abordagem qualitativa e uma revisão da literatura no domínio da Educação, identificou-se seis pesquisas significativas com as palavras-chave educação, qualidade de vida e profissão docente. Observou-se uma concentração de pesquisas entre 2008 e 2020, que contemplaram docentes da Educação Básica ao Ensino Superior. As contribuições teóricas de Pereira, Teixeira, Andrade & Lopes (2014) e Guimarães, Folle & Nascimento (2020) foram cruciais para compreender a relação entre qualidade de vida e atividade docente. Concluiu-se que a qualidade de vida dos educadores é um conceito abrangente e sistêmico, atrelado à percepção subjetiva do indivíduo e às políticas de valorização do ensino. Fatores como salário digno, benefícios adequados, carga horária razoável e um ambiente laboral saudável são essenciais para o bem-estar biopsicossocial e a proteção dos professores.
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