Paisagismo EaD: facilitadores da projetação no meio digital
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.27470Palavras-chave:
Paisagismo, Educação a Distância, Metodologias AtivasResumo
O aprendizado em paisagismo tem se democratizado com o EaD, contudo, por se tratar de um campo cheio de sombreamentos e projetos, traz uma complexidade a mais no seu aprendizado. O modelo online permite maior flexibilidade e acesso, mas igualmente tem que cativar e melhorar a absorção dos temas e técnicas, sendo algo complexo nesta matéria. Cientes disto e verificando uma matriz similar entre os cursos, um diferencial seria facilitar a captação das informações aplicadas ao projeto e suas bases, por exemplo, através de metodologias ativas. Assim, o presente artigo buscou fazer um apanhado de parte dos cursos de especialização no intuito de verificar suas disciplinas e ofertas, de maneira a verificar lacunas e potenciais para possivelmente conectar outras técnicas de reforço ao aprendizado, principalmente na área de projeto. O estudo apontou a sala de aula invertida, o ensino adaptativo e a aprendizagem basEaDa em problemas/projetos dentre as melhores possibilidades.
Downloads
Referências
ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância – ABED, [S.1.], v. 10. 2011.
BEHRENS, M. A.; JOSE, E. M. A. Aprendizagem por projetos e os contratos didáticos. Revista Diálogo Educacional. n. 2. n. 3. 2001, pp. 77-96.
BERGMAN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC. 2016.
BERQUE, A. (org.). Cinq propositions pour une théorie du paysage, 1ªed. Ceyzérieu (França): Editions Champ Vallon, 1994. 123p.
BERTRAND, C., BERTRAND, G.. Une Géographie Traversière. L’environnement à Travers Territoires et Temporalités, 1ªed. Paris (França): Éditions Arguments, 2002, 342p.
CAMPOS, A.; MACHADO, G. B; RADOS, G. J. V.; TODESCO, J. L. Aprendizagem baseada em projetos: uma experiência em sala de aula para compartilhamento e criação do conhecimento no processo de desenvolvimento de projetos de software. Revista Competência, Porto Alegre (Brasil), v.9, n.2, 2016, pp. 17-35.
DAVANÇO, J. S.. Frederick Law Olmsted: O Pai Da Arquitetura Da Paisagem. In: VII Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo, 2004, Belo Horizonte (Brasil). Caderno de Resumos - ENEPEA 2004. Belo Horizonte (Brasil), 2004, 12p.
DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, [S.1.], v. 14, n. 1, 2017, pp. 268-288.
E-MEC. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/emec/nova. Acesso em: 10/03/2024.
FADEL et al. (org.). Gamificação na educação. São Paulo (Brasil): Pimenta Cultural, 2014.
GENGO, R. C., HENKS, J. A.. A utilização do paisagismo como ferramenta na preservação e melhoria ambiental em área urbana. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, [S. 1.], v. 1, n. 2, 2012, pp. 55–81.
MACEDO, M. A.; MIGUEL, P. A. C.; CASSAROTTO FILHO, N. A caracterização do design thinking como um modelo de inovação. Revista de Administração e Inovação, São Paulo (Brasil), v. 12, n .3, 2015, pp. 157-182.
MACEDO, S. VIII ENEPEA - Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil - FAUUSP. Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, n. 21, 2007, pp. 212-219.
MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. vol. II. 2015. (Coleção Mídias Contemporâneas).
PARANÁ. Aprendizagem baseada em problemas. 2016. Disponível em: https://bit.ly/3yECTAI. Acesso em: 20/03/2024.
SANCHES, C. Novas tecnologias e metodologias na educação: 5 aplicações. Disponível em: https://bit.ly/3upsy89. Acesso em: 10 dez. 2018.
SANDEVILLE JÚNIOR, E.. Paisagem. Revista Paisagem e Ambiente, São Paulo (Brasil), nº20, 2005. pp.137-162.
SANTOS, M.. Metamorfoses do Espaço Habitado, 1ªed. São Paulo (Brasil): Editora Edusp, 2014, 136p.
STADNIK, A; MOREIRA, D. S.; SOARES, M.; SILVA, V. C.; AMORIM, N.. Paisagismo em ação: a extensão paisagística como construção de cidade. In: ArquiSur, 2019, Belo Horizonte (Brasil). Anais eletrônicos Asociación de Escuelas y Facultades Públicas de Arquitectura de América del Sur, Campinas (Brasil), 2019.
SIMMEL, G.. Philosophie du paysage. In: LE DANTEC, J. P. (org.). Jardins et Paysages: une anthologie. Paris (França) : Ed. De la Villette, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Matheus Maramaldo Andrade Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 38
- PDF 21