Paisagismo EaD: facilitadores da projetação no meio digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.27470

Palavras-chave:

Paisagismo, Educação a Distância, Metodologias Ativas

Resumo

O aprendizado em paisagismo tem se democratizado com o EaD, contudo, por se tratar de um campo cheio de sombreamentos e projetos, traz uma complexidade a mais no seu aprendizado. O modelo online permite maior flexibilidade e acesso, mas igualmente tem que cativar e melhorar a absorção dos temas e técnicas, sendo algo complexo nesta matéria. Cientes disto e verificando uma matriz similar entre os cursos, um diferencial seria facilitar a captação das informações aplicadas ao projeto e suas bases, por exemplo, através de metodologias ativas. Assim, o presente artigo buscou fazer um apanhado de parte dos cursos de especialização no intuito de verificar suas disciplinas e ofertas, de maneira a verificar lacunas e potenciais para possivelmente conectar outras técnicas de reforço ao aprendizado, principalmente na área de projeto. O estudo apontou a sala de aula invertida, o ensino adaptativo e a aprendizagem basEaDa em problemas/projetos dentre as melhores possibilidades.

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Biografia do Autor

Matheus Maramaldo Andrade Silva, Universidade de Brasília, UnB, DF, Brasil

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pelo PPG-FAU UnB) (2023), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo (PPGAU-FAUeD, UFU) (2017), Diplomado em Arquitectura Paisajística y Diseño de Jardines pelo Universitario Bauhaus del Mexico (2018) e Especialista em Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais pela Faculdade Focus (2024). Arquiteto e Urbanista pela FAU-UnB (2014). Arquiteto Paisagista da Prefeitura da Universidade/UnB (2016-). Professor Voluntário na Universidade de Brasília. Autor do livro "A arte de conhecer antes de plantar". Pesquisador da área de vegetação do Cerrado aplicado ao projeto paisagístico.

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Publicado

30.06.2025

Como Citar

SILVA, Matheus Maramaldo Andrade. Paisagismo EaD: facilitadores da projetação no meio digital. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 38–55, 2025. DOI: 10.5585/2025.27470. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/27470. Acesso em: 19 jul. 2025.

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