A contratação temporária de professores na educação básica sob a influência do neo-liberalismo
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.27642Palavras-chave:
capitalismo neoliberal, Precarização, trabalho docente, contratação temporáriaResumo
O artigo examina a relação histórica entre trabalho e educação, destacando como o capitalismo industrial e, posteriormente, o neoliberalismo, transformaram essas esferas em mecanismos de subsistência e controle. Originalmente fontes de desenvolvimento crítico, o trabalho e a educação foram reduzidos a mercadorias, afetando especialmente o setor educacional. A análise foca na precarização dos contratos temporários de professores na Educação Básica, revelando como a flexibilização neoliberal agravou as desigualdades, gerando condições de trabalho incertas, ausência de plano de carreira e baixos salários. O estudo enfatiza que a rotatividade de docentes prejudica a continuidade pedagógica e o aprendizado dos alunos, afetando também a subjetividade dos professores. Para enfrentar essa realidade, o artigo defende a revisão das políticas públicas, propondo investimentos sólidos na educação para promover a formação integral dos docentes e assegurar uma educação de qualidade e emancipadora, capaz de combater a desvalorização e alienação resultantes da lógica neoliberal.
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