A contratação temporária de professores na educação básica sob a influência do neo-liberalismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.27642

Palavras-chave:

capitalismo neoliberal, Precarização, trabalho docente, contratação temporária

Resumo

O artigo examina a relação histórica entre trabalho e educação, destacando como o capitalismo industrial e, posteriormente, o neoliberalismo, transformaram essas esferas em mecanismos de subsistência e controle. Originalmente fontes de desenvolvimento crítico, o trabalho e a educação foram reduzidos a mercadorias, afetando especialmente o setor educacional. A análise foca na precarização dos contratos temporários de professores na Educação Básica, revelando como a flexibilização neoliberal agravou as desigualdades, gerando condições de trabalho incertas, ausência de plano de carreira e baixos salários. O estudo enfatiza que a rotatividade de docentes prejudica a continuidade pedagógica e o aprendizado dos alunos, afetando também a subjetividade dos professores. Para enfrentar essa realidade, o artigo defende a revisão das políticas públicas, propondo investimentos sólidos na educação para promover a formação integral dos docentes e assegurar uma educação de qualidade e emancipadora, capaz de combater a desvalorização e alienação resultantes da lógica neoliberal.

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Biografia do Autor

Anderson Claytom Ferreira Brettas, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Uberaba, MG, Brasil

Professor, Sociólogo e Historiador. Possui graduação em Ciências Sociais (UFMG), licenciatura em História (Simonsen), especialização em Ciência Política (UFF), mestrado e doutorado em Educação (Universidade Federal de Uberlândia). Realizou estágios pós-doutorais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (História Latinoamericana), e na Universidad del Magdalena - em Santa Marta, Colômbia (História Econômica). Professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus Uberaba, onde atua como docente permanente e Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica - Mestrado e Doutorado Profissional em Educação Tecnológica (MPET); professor permanente no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT); e nos cursos de formação de professores (Química e Ciências Biológicas). Vice-Presidente da Asociación de Historiadores Latinoamericanos y del Caribe (Adhilac Internacional), Presidente da Adhilac brasileira e Editor da Revista Ariadna Tucma (Buenos Aires). Líder do Grupo de Pesquisa 'Mnemosyne - Memórias, Representações Oralidades na Educação e no Ensino' (IFTM/CNPq), integra o o CEHAL/PUCSP - 'Centro de Estudos de História da América Latina da PUC-SP'; o NEH/UESPI - 'Núcleo de Estudos Hispânicos' da Universidade Estadual do Piauí; e o Grupo de Pesquisa 'Nación, Región y Relaciones Internacionales en el Caribe y America Latina' (Colciencia/UNC), da Universidad Nacional de Colombia, sede San Andrés . Desenvolve pesquisas e orientações no mestrado e no doutorado, e supervisões de pós-doutorado em Educação, processos formativos e sentidos do trabalho; Memória, Representações e História Oral; História dos Intelectuais e a Educação, História das Ideias Pedagógicas; Relações entre História e Literatura; Educação Intercultural; Ditaduras, Violência institucional, Direitos Humanos e Processos de paz; Ensino de História na América Latina - Brasil, Colômbia, Paraguai e República Dominicana. Organizador da coleção "Nuestra América", publicada pela Editora Navegando.

Michele Fuzatto de Oliveira Terra, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Uberaba, MG, Brasil

É docente licenciada em Química pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2017), licenciada em Matemática pelo Claretiano - Centro Universitário (2019), especialista em Educação Profissional e Tecnologia pelo Centro Universitário FAVENI (2021), pedagoga pelo Centro Universitário FAVENI (2023) e mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (PPGET-IFTM), na linha I Educação, Trabalho, Ciência e Tecnologia - Processos Formativos e Práticas Educativas em Educação Tecnológica. Tema da pesquisa: O LIVRO DIDÁTICO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: uma análise discursiva das percepções docentes nas escolas técnicas estaduais da instituição Centro Paula Souza; Orientador Professor Dr. Anderson Claytom Ferreira Brettas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas Mnemosyne - Memórias, Representações e Oralidades na Educação e no Ensino (CNPq/IFTM). Atualmente cursa pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pelo Centro Universitário FAVENI. Docente indeterminada no Centro Paula Souza.

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Publicado

30.06.2025

Como Citar

BRETTAS, Anderson Claytom Ferreira; TERRA, Michele Fuzatto de Oliveira. A contratação temporária de professores na educação básica sob a influência do neo-liberalismo. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 72–81, 2025. DOI: 10.5585/2025.27642. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/27642. Acesso em: 19 jul. 2025.

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