Desafios na implementação do Currículo da Cidade: perspectivas docentes na Rede Municipal de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.28051

Palavras-chave:

BNCC, currículo da cidade, formação docente, políticas educacionais, implementação curricular, rede municipal de ensino

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa que teve como objetivo identificar os principais desafios enfrentados pelos professores no processo de implementação do Currículo da Cidade, documento que organiza as atividades pedagógicas das escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, tendo como referencias as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC)  A pesquisa foi realizada em duas escolas da Diretoria Regional de Educação (DRE) de São Miguel Paulista, tencionando os desafios, estratégias e impactos da formação continuada na prática docente. Os resultados dos contatos com os professores e das entrevistas realizadas apresentam diversas questões problemáticas: a falta de preparação para o processo de implementação, os cursos de formação oferecidos foram considerados insuficientes, o processo se deu em meio a muito trabalho administrativo, além do fato de que professores que trabalham em regime de jornada básica não puderam participar das capacitações.  De modo geral, os professores entendem que o Currículo da Cidade representa um avanço para a organização do trabalho pedagógico, mas mencionam que sua implementação se dá em meio a diversos obstáculos estruturais e pedagógicos.  São aspectos importantes a demanda por formações que contenham elementos mais práticos e que sejam mais colaborativas, com maior envolvimento de toda a comunidade escolar. Por fim, reforçam o argumento já mencionado em outros estudos, de que, para que o Currículo da Cidade seja realmente efetivo, é essencial valorizar a experiência dos docentes e garantir políticas educacionais que aproximem teoria e prática, considerando o contexto das salas de aula.

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Biografia do Autor

Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Universidade Nove de Julho, Uninove, São Paulo, SP, Brasil

Sociólogo. Mestre e Doutor em Educação: História Política e Sociedade pela PUC-SP. Foi professor de Educação Básica da rede estadual de ensino de São Paulo (1988-2003). Atualmente é professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho e do curso de Pedagogia. Coordenador da Linha de Pesquisa em Políticas Educacionais e líder do Grupo de Pesquisa em Políticas e Gestão Educacional. As pesquisas recentes incidem sobre as políticas educacionais no Brasil, especificamente as políticas curriculares, com destaque para a BNCC e sua implementação nas redes públicas de ensino. Tem experiência na área de educação, com ênfase em políticas educacionais, políticas curriculares e educação básica.

Carolina de Queiroz Silva Soares, Universidade Nove de Julho, Uninove, São Paulo, SP, Brasil

Doutora em educação pelo PPGE da Uninove

Professora da Rede Municipal de Ensino na Prefeitura da Estância Hidromineral de Poá.

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Publicado

30.06.2025

Como Citar

CARVALHO, Celso do Prado Ferraz de; SOARES, Carolina de Queiroz Silva. Desafios na implementação do Currículo da Cidade: perspectivas docentes na Rede Municipal de São Paulo. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 82–95, 2025. DOI: 10.5585/2025.28051. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/28051. Acesso em: 19 jul. 2025.

Edição

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