Desafios na implementação do Currículo da Cidade: perspectivas docentes na Rede Municipal de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.28051Palavras-chave:
BNCC, currículo da cidade, formação docente, políticas educacionais, implementação curricular, rede municipal de ensinoResumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa que teve como objetivo identificar os principais desafios enfrentados pelos professores no processo de implementação do Currículo da Cidade, documento que organiza as atividades pedagógicas das escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, tendo como referencias as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) A pesquisa foi realizada em duas escolas da Diretoria Regional de Educação (DRE) de São Miguel Paulista, tencionando os desafios, estratégias e impactos da formação continuada na prática docente. Os resultados dos contatos com os professores e das entrevistas realizadas apresentam diversas questões problemáticas: a falta de preparação para o processo de implementação, os cursos de formação oferecidos foram considerados insuficientes, o processo se deu em meio a muito trabalho administrativo, além do fato de que professores que trabalham em regime de jornada básica não puderam participar das capacitações. De modo geral, os professores entendem que o Currículo da Cidade representa um avanço para a organização do trabalho pedagógico, mas mencionam que sua implementação se dá em meio a diversos obstáculos estruturais e pedagógicos. São aspectos importantes a demanda por formações que contenham elementos mais práticos e que sejam mais colaborativas, com maior envolvimento de toda a comunidade escolar. Por fim, reforçam o argumento já mencionado em outros estudos, de que, para que o Currículo da Cidade seja realmente efetivo, é essencial valorizar a experiência dos docentes e garantir políticas educacionais que aproximem teoria e prática, considerando o contexto das salas de aula.
Downloads
Referências
ARAÚJO, R. M. Desafios da educação em tempos de pandemia: A implementação da BNCC no contexto de COVID-19. São Paulo: Editora Educar, 2021.
BONETTO, Pedro Xavier Russo. Base Nacional Comum Curricular e Currículo da Cidade: alinhamento total. Cidade, Estado: Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 15, 2021, p. 07. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-19692021000100107&script=sci_arttext. Acesso em: 17 abr. 2023.BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2017.
RASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2017.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
FREITAS, Luiz Carlos de. Base Nacional (mercadológica) Comum. Blog do Freitas, v. 20, 2015. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.com/2015/07/20/base-nacional-mercadologica-comum/. Acesso em: 23 set. 2024.
FREITAS, Luiz Carlos de. BNCC da Formação: entidades se manifestam. Blog do Freitas, 2018. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.com/2018/12/19/bnc-da-formacao-entidades-se-manifestam/. Acesso em: 23 set. 2024.
MARCONDES, M. I. Políticas educacionais e formação docente: Desafios e perspectivas. Rio de Janeiro: Editora Pedagógica, 2017.
MODER, Maximiliano. Desenhos curriculares internacionais: cinco experiências para reflexões sobre o sistema educacional brasileiro. São Paulo, SP: Movimento pela Base Nacional Comum, 2013. Dis-ponível em: https://movimentopelabase.org.br/wp-content/uploads/2015/09/MODER_Benchmark-internacional.pdf. Acesso em: 24 out. 2023.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1999.
NÓVOA, A. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 1999.
ODDONE, P. Colaboração na escola: O papel da comunidade na implementação de currículos. São Pau-lo: Editora Escolar, 2023.
SÃO PAULO (município). Currículo da Cidade de São Paulo. Ensino Fundamental: componente curricu-lar: Geografia. 2. ed. São Paulo: SME / COPED, 2019. Disponível em: https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/acervo/curriculo-da-cidade-ensino-fundamental-geografia/. Acesso em: 10 out. 2023.
SÃO PAULO. Currículo da Cidade: Ensino Fundamental. Secretaria Municipal de Educação, 2018.
SILVA, L. C. Materiais didáticos e práticas pedagógicas: Reflexões sobre o Currículo da Cidade. São Pau-lo: Editora Aprender, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Carolina de Queiroz Silva Soares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 78
- PDF 16