A fábula no ensino de libras como L1 para alunos surdos nas séries finais do ensino fundamental: uma proposta de unidade didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.28073

Palavras-chave:

Libras como L1, bilinguismo, fábulas em Libras, Literatura em Libras

Resumo

O presente trabalho pretende propor uma Unidade Didática (UD) de ensino de Libras como primeira língua (L1) para estudantes surdos do 6° ano do Ensino Fundamental, por meio da fábula em Libras “O velho, o menino e o burro” (Hora do Conto, 2018). A utilização de fábulas em Libras configura-se como uma ferramenta pedagógica flexível, promovendo o aprendizado de: língua, valores éticos e cidadania. Através de histórias como "O Velho, o Menino e o Burro", temas universais como críticas, autonomia, valores e resiliência podem ser explorados, proporcionando oportunidades de reflexão. Além disso, o gênero fábula permite adaptações para diferentes níveis de proficiência em Libras, atendendo a diferentes faixas etárias e promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo e reflexivo. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica acerca de ensino de Libras L1 (São Paulo, 2019), bilinguismo (Lei n° 10.436/02, Decreto n° 5626/05, Lei n° 14.191/21), gênero fábula (Coelho, 2010), Literatura (Candido, 1995) e Literatura em Libras para ensino de L1 (Sutton-Spence, 2021). A proposição das atividades, por sua vez, baseou-se na metodologia de Unidade Didática (Haydt, 2011). Dessa forma, espera-se que com a proposta de UD, os docentes possam dispor de mais ferramentas, recursos, materiais e ideias no ensino de Libras para estudantes surdos, visando suprir uma necessidade dessa área de ensino.

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Biografia do Autor

Viviane Marques Miranda, Universidade de São Paulo – USP, SP, Brasil

Mestranda em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Especializada em Atendimento Educacional Especializado pela Ufersa e em Educação de Surdos pela FMU. Professora de Língua Portuguesa e Libras em Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos de São Paulo.

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Publicado

30.06.2025

Como Citar

MIRANDA, Viviane Marques. A fábula no ensino de libras como L1 para alunos surdos nas séries finais do ensino fundamental: uma proposta de unidade didática. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 96–112, 2025. DOI: 10.5585/2025.28073. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/28073. Acesso em: 19 jul. 2025.

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