A universidade estadual da Paraíba: criação, expansão e desafios para a gestão organizacional
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.28086Palavras-chave:
educação superior, análise SWOT, expansão e financiamento da educação superior, autonomia financeiraResumo
O artigo objetiva explorar a utilização da Matriz SWOT (Pereira, 2010) como ferramenta estratégica, em estudo de caso sobre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), analisando seu processo de autonomia e gestão financeira, bem como identificando forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Investigamos o processo de expansão e financiamento da UEPB, intensificado a partir de 2004, após conquista da sua autonomia financeira. Para fundamentar o estudo, realizamos uma breve análise histórica abrangendo a criação da UEPB e seu fundamento legal. Para compreensão das ações institucionais e da evolução administrativa da UEPB, foram analisados documentos institucionais relativos à gestão e orçamento da instituição, no período de 2004 a 2006. Os resultados reafirmam a posição estratégica da UEPB, com vasta capilaridade geográfica no Estado, assim como demonstram desafios financeiros enfrentados pela instituição para lidar com cortes orçamentários e dependência de repasse estadual de recursos, os quais limitam sua capacidade de expansão e inovação.
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