Educação e povos indígenas no Brasil colônia: uma perspectiva decolonial

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DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.28098

Palavras-chave:

educação indígena, resistência indígena, decolonialidade

Resumo

O artigo, fruto de pesquisa teórica e bibliográfica, apresenta um olhar decolonizante sobre a educabilidade indígena do Brasil, mormente no período colonial, manifesta em sua resistência histórica à violência do colonizador, suas ressignificações culturais operadas nas ritualidades e simbologias católicas e nos seus saberes e valores formativos desenvolvidos muito antes da educação formal imposta pelos portugueses. Através do referencial consultado, evidencia-se a histórica vitalidade formativa indígena, que, fundamentada em profunda perspectiva ecossistêmica própria, resistiu às investidas do colonialismo europeu e segue resistindo às colonialidades eurocêntricas, e que os atuais apelos da ciência complexa e da ecologia integral já são há séculos parte intrínseca dos históricos saberes dos povos indígenas do Brasil.

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Biografia do Autor

Elvis Rezende Messias, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Patos de Minas, MG, Brasil

Professor-pesquisador da área de Filosofia do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), campus Patos de Minas. Doutor em Educação pela Universidade Nove de Julho. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas. Especialista em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. Especialista em Doutrina Social da Igreja pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Bacharel em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco.

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Publicado

30.06.2025

Como Citar

MESSIAS, Elvis Rezende. Educação e povos indígenas no Brasil colônia: uma perspectiva decolonial. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 126–145, 2025. DOI: 10.5585/2025.28098. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/28098. Acesso em: 19 jul. 2025.

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