A reforma do ensino médio no Brasil: capital, trabalho e neoliberalismo em teses e dissertações (2017-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.28544

Palavras-chave:

reforma do ensino médio, neoliberalismo, dualismo educacional, privatização da educação, formação técnica e profissional

Resumo

O artigo integra a pesquisa “A implementação do Itinerário de formação técnica e profissional no ensino médio regular a partir da Lei 13.415/2017 nos estados de São Paulo e Piauí”, financiada com recursos da CNPq, conforme processo: 420124/2022-5. Trata-se de análise de teses e dissertações produzidas entre 2017 e 2023, realizado na base dos periódicos Capes. Com base no objeto da pesquisa, selecionamos 17 (dezessete) dissertações e 08 (oito) teses para uma leitura aprofundada. Para análise do material, adotamos as técnicas da análise de conteúdo e construção de categorias (Bardin, 1977). Organizamos as teses e dissertações em cinco categorias: Reforma do Ensino Médio e a reprodução do dualismo na educação; A contrarreforma do Ensino Médio e a BNCC na perspectiva do Materialismo Histórico Dialético; As influências do empresariado na reforma do Ensino Médio no Brasil; As apropriações neoliberais das teorias sobre a escola unitária e a educação integral; A Reforma do Ensino Médio na perspectiva da Teoria Crítica.

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Biografia do Autor

Gisiley Paulim Zucco Piolli, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil

Doutora, junto ao programa de pós-graduação em Educação no Grupo de Pesquisa HISTEDBR - " História, Sociedade e Educação do Brasil" da Faculdade de Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, desde 2016. Mestrado, junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Educação (GPPE), do Departamento de Ciências Sociais e Educação da UNICAMP, em 2006. Com graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). No segundo semestre de 2000, conclusão de curso de especialização, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, sobre "Reforma do Estado e Educação". Durante o doutorado estagiou através do Programa Estágio Docente (PED) da Unicamp, nos semestres de Ago/2012 a Dez/2012 e Ago/2013 a dez/2013. De 03/09/2007 a 14/12/2007 lecionou como substituta no Curso de Filosofia da Educação do Ensino Superior, junto a H.C. Organização Educacional, em Vinhedo/SP. De julho de 2019 a Dez de 2019 como substituta, lecionou aulas no curso de licenciatura em Geografia e nas turmas do Ensino Médio, junto ao Instituto Federal de Poços de Caldas/MG. Atualmente, participa do Grupo de Estudos do Trabalho, Saúde e Subjetividade (NETSS) , do Grupo de Pesquisa História das Políticas Educacionais e do Grupo de Pesquisa "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR).

Mara Regina Martins Jacomelli, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil

Doutorado em Educação na área de Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) participa do grupo de estudos;História, Sociedade e Educação no Brasil; (HISTEDBR).Mestre em Educação na área de concentração: História e Historiografia da Educação,pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).Especialista em Organização do Trabalho Pedagógico e Ciência Política pela (UFPR) ;graduada em pedagogia pela mesma instituição.Professora de História da Educação do Centro Universitário Internacional Uninter ,com experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação. Atuando nos seguintes temas: história das instituições escolares, história do ensino profissional, reflexões sobre a pesquisa e prática pedagógica. Atualmente coordena o setor de Pesquisa e publicações acadêmicas e o Comitê de Ética da Uninter , também é coordenadora Institucional do Programa de Iniciação a docência da UNINTER - na graduação atua com os fundamentos da educação : História da Educação Metodologia da pesquisa científica , Políticas Educacionais.Pertence as seguintes associações acadêmicas : Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE ,Associação Nacional de História - ANPUH, Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação - ANPED, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC

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Publicado

30.06.2025

Como Citar

PIOLLI, Gisiley Paulim Zucco; JACOMELLI, Mara Regina Martins. A reforma do ensino médio no Brasil: capital, trabalho e neoliberalismo em teses e dissertações (2017-2023). Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 146–163, 2025. DOI: 10.5585/2025.28544. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/28544. Acesso em: 19 jul. 2025.

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