A reforma do ensino médio no Brasil: capital, trabalho e neoliberalismo em teses e dissertações (2017-2023)
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.28544Palavras-chave:
reforma do ensino médio, neoliberalismo, dualismo educacional, privatização da educação, formação técnica e profissionalResumo
O artigo integra a pesquisa “A implementação do Itinerário de formação técnica e profissional no ensino médio regular a partir da Lei 13.415/2017 nos estados de São Paulo e Piauí”, financiada com recursos da CNPq, conforme processo: 420124/2022-5. Trata-se de análise de teses e dissertações produzidas entre 2017 e 2023, realizado na base dos periódicos Capes. Com base no objeto da pesquisa, selecionamos 17 (dezessete) dissertações e 08 (oito) teses para uma leitura aprofundada. Para análise do material, adotamos as técnicas da análise de conteúdo e construção de categorias (Bardin, 1977). Organizamos as teses e dissertações em cinco categorias: Reforma do Ensino Médio e a reprodução do dualismo na educação; A contrarreforma do Ensino Médio e a BNCC na perspectiva do Materialismo Histórico Dialético; As influências do empresariado na reforma do Ensino Médio no Brasil; As apropriações neoliberais das teorias sobre a escola unitária e a educação integral; A Reforma do Ensino Médio na perspectiva da Teoria Crítica.
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