Inclusão de Pessoas com Deficiência na Escola Básica: Realidade ou utopia? Realidade, para os professores que aceitam inovar os paradigmas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v16n1.7263Palavras-chave:
Inclusão, Educação Básica, Professores, pessoas com deficiência.Resumo
A discussão em torno a inclusão escolar não é mais novidade no meio educacional. Leis, declarações e direitos foram instituídas. Cursos de formação de professores originaram-se abordando a temática da deficiência e da inclusão, no intuito de auxiliar o professor ao entendimento de como trabalhar com as pessoas com deficiência. No entanto compreende-se que para a inclusão ser efetivada, onde o aluno participe ativamente no grupo, não depende somente de reestruturações educacionais ou de formação de professores, mas sim, de como este aluno seja visto, aceito e recebido pelo professor. A inclusão não se concretiza a partir de normas, mas a partir do querer do professor. O instinto, a aptidão, a qualidade, a capacidade, bem como a disposição, são fatores que auxiliam o professor a estabelecer um novo paradigma de inclusão, onde, é possível trabalhar com as pessoas com deficiência, porque elas, como qualquer aluno apresentam limitações e capacidades.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).