Possibilidades para pensar o processo de aquisição da linguagem pelos CODAs

Autores

  • Priscilla Samantha Barbosa Verona UFMG/ FAE

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.7666

Palavras-chave:

CODAs. Libras. Linguagem

Resumo

O artigo se propõe a refletir acerca das principais características do processo de aquisição da Libras por CODAs, as crianças ouvintes filhas de pais surdos. Tendo em vista que os CODAs estão envolvidos em uma cultura linguística diferente daquela em que estão imer-sas crianças filhas de pais ouvintes consideramos que ao adquirir a Libras ele acaba por internalizar códigos linguísticos e culturais da língua de sinais ao mesmo tempo em que internaliza os elementos da cultura oral uma vez que é ouvinte. O estudo teve como pro-posta metodológica um levantamento bibliográfico para que fosse possível a aproximação com a temática. Buscou-se realizar um percurso metodológico simples e objetivo que se baseia em uma análise dos principais (embora poucos) trabalhos que abordam o tema den-tro do debate acadêmico. O aprendizado da Libras exige uma lógica diferente, marcada por construções de sentido muito distintas `as da língua portuguesa, e por isso é importante mencionar que há em seu  processo de aquisição um movimento intensivo de intercambio de estruturas que se encontram e se afastam paradoxalmente. Além de ser uma modalidade linguística baseada nos sinais e não na oralidade, ela segue também uma estrutura gramati-cal própria. Os CODAs crescem numa espécie de fronteira marcada por um universo sur-do e um universo ouvinte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Samantha Barbosa Verona, UFMG/ FAE

Doutoranda em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG- Brasil.

Downloads

Publicado

04.04.2018

Como Citar

VERONA, Priscilla Samantha Barbosa. Possibilidades para pensar o processo de aquisição da linguagem pelos CODAs. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 169–185, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n1.7666. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/7666. Acesso em: 19 abr. 2024.