A formação continuada cultura digidown e a construção dos saberes sobre a sexualidade das pessoas com síndrome de down

Autores

  • Daniella Borges Vieira Universidade Federal de Goiás
  • Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Vanessa Helena Santana Dalla Déa Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v16n2.7702

Palavras-chave:

Sexualidade, Formação de Professores, Síndrome de Down

Resumo

A pesquisa teve por objetivo analisar os impactos da formação continuada “Cultura Digi-down” sobre a construção de saberes a respeito da sexualidade dos sujeitos com Síndrome de Down. O curso foi promovido pelo Laboratório de Educação, Tecnologia e Inclusão (UFG), em parceria com o Núcleo de Acessibilidade (UFG), buscando promover a forma-ção continuada de professores e fornecer condições para que esses profissionais reflitam sobre a inclusão e a sexualidade dos alunos com Síndrome de Down. Para avaliar a per-cepção dos professores, utilizamos como técnica de coleta de dados o questionário, e os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). Con-clui-se que o curso contribuiu para desconstruir muitos estereótipos, para desestabilizar as certezas a respeito da sexualidade das pessoas com deficiência e para problematizar a im-portância do envolvimento dos professores no sentido de promover a educação sexual dos estudantes com Síndrome de Down.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniella Borges Vieira, Universidade Federal de Goiás

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Campus Goiânia/Go, Brasil. 

Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora adjunto II da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Vanessa Helena Santana Dalla Déa, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação Física pela Unicamp-Campinas/SP. Professora da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Campus Goiânia/Go, Brasil. 

Downloads

Publicado

19.09.2017

Como Citar

VIEIRA, Daniella Borges; OLIVEIRA, Ana Flávia Teodoro de Mendonça; DALLA DÉA, Vanessa Helena Santana. A formação continuada cultura digidown e a construção dos saberes sobre a sexualidade das pessoas com síndrome de down. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 99–120, 2017. DOI: 10.5585/cpg.v16n2.7702. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/7702. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Inclusão de pessoas com deficiência na educação mundial: exame crítico e propositivo