Educação inclusiva, os desafios para sua efetivação

Autores

  • Carla Campos de Oliveira Almeida Prefeitura Municipal de Extrema - MG

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.7716

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Desafios. Legislações. Alunos com necessidades educacionais especiais (NEE).

Resumo

 As políticas públicas educacionais no Brasil vêm se modificando ao longo das últimas dé-cadas, na busca de assegurar cada vez mais os direitos das pessoas com deficiência, isto é, dos alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). Nesta trajetória de grandes conquistas, principalmente referente às legislações, nos deparamos cada vez mais com os desafios das implementações previstas nas mesmas, sejam elas, a formação docente, adap-tação curricular, espaços escolares adaptados etc. Neste sentido, o presente artigo propõe uma leitura do que é proposto na teoria e o que realmente acontece na prática e no dia a dia escolar, seus pontos e contrapontos. Pois, visa à reflexão de possíveis caminhos para a efetivação de uma educação verdadeiramente inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Campos de Oliveira Almeida, Prefeitura Municipal de Extrema - MG

Mestra em Educação pela Universidade Nove de Julho. Orientadora Pedagógica da Educação Especial da Prefeitura Municipal de Extrema. Extrema – MG – Brasil

Downloads

Publicado

19.12.2018

Como Citar

ALMEIDA, Carla Campos de Oliveira. Educação inclusiva, os desafios para sua efetivação. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 239–249, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n2.7716. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/7716. Acesso em: 28 mar. 2024.