Cadernos de Pós-graduação v. 8

					Visualizar Cadernos de Pós-graduação v. 8
Publicado: 22.01.2010

Editorial

  • Editorial

    Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Marcos Lorieri
    09-10
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v8n0.2081

Artigos

  • Educação Física e Relações de Gênero

    Tzusy Estivalet de Mello Marimon, José Eustáquio Romão
    13-26
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v8n0.2082
  • Educação em Aristóteles: vida, estrutura política e concepção educacional

    Alessandro Barreta Garcia
    27-32
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v8n0.2083
  • Educação e alienação: contribuição para o estudo da alienação nas escolas públicas brasileiras

    Alessandro Rubens de Matos
    33-44
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v8n0.2085
  • Pensar bem através da assimilação e contextualização de conceitos: uma proposta para o ensino de história na atualidade

    André Wagner Rodrigues
    45-54
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v8n0.2086
  • Teoria e método no pensamento de Edgar Morin

    Everton da Silva Correa, Marcos Antonio Lorieri
    55-64
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v8n0.2088
  • Educação e ética planetária

    Isabel Cristina Petraglia, Maria Aparecida Flores de Cintra Vasconcelos
    65-74
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v8n0.2089
  • Pensamento complexo, razão e ensino de filosofia

    Oscar Kiyomitsu Kamesu
    75-84
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v8n0.2090
  • Implicações educacionais da proposta de “Educação para o pensar” de matthew lipman

    Oswaldo Marques
    85-94
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v8n0.2091
  • A possibilidade da emancipação humana – o resgate da experiência formativa e a autocrítica da razão-contribuições de Theodor W. Adorno para a Educação

    Tânia Maria Massaruto de Quintal
    95-106
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v8n0.2092
  • Intelectuais católicos no século XX: Os mais ativos no Brasil

    Airton Souza Chrispim
    107-120
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v8n0.2093
  • Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa sobre a proposta curricular do programa “São Paulo faz escola”

    Valéria Andrade Silva, Miguel Henrique Russo
    121-132
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v8n0.2095
  • Avaliação Educacional na Reforma Curricular Paulista

    Antônia Nivalda Fernandes
    133-146
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v8n0.2096
  • A relação entre cultura e corporeidade na educação de crianças no século XXI

    Hergos Ritor Fróes de Couto Couto
    147-156
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v8n0.2097
  • Desejo mimético, violência e educação: Contribuições de René Girard

    Leandro de Proença Lopes, José Rubens Lima Jardilino
    157-166
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v8n0.2098
  • Cooperativas como forma gestora de cursos menos onerosos no ensino superior privado

    Sérgio Macedo Oliveira
    167-178
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v8n0.2099
  • Programa “São Paulo faz escola”: Uma relação a ser investigada

    Francisco Feudes Gomes, Celso Carvalho
    179-184
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v8n0.2100
  • Movimentos sociais e organizações não governamentais: interfaces

    Daniel de Aguiar Pereira
    185-196
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v8n0.2101

Resenhas

  • Filosofia na escola - o prazer da reflexão

    Rubem Menezes
    199-200
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v8n0.2102