Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Foco e Escopo
Processo de Avaliação pelos Pares
Periodicidade
Taxa de publicação
Ficha catalográfica
Patrocínio
Equipe Editorial
Contato
Políticas
Política de Acesso Livre
Arquivamento
Politica Crossmark
Política Integridade Acadêmica
Declaração de Direito Autoral
Declaração de Privacidade
Conflitos de Interesses
Submissões
Atual
Arquivos
Termo de Privacidade e Consentimento Livre e Esclarecido
Código de Ética
Google Acadêmico - Índice H
Portal de Periódicos Uninove
Notícias
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
Cadernos de Pós-graduação v.17, n.2
Cadernos de Pós-graduação v.17, n.2
(jul./dez.2018)
Publicado:
19.12.2018
Editorial
A Educação Escolar Quilombola, Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e a importância de sua presença na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Carlos Bauer
9-13
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.10847
Educação Quilombola e das Relações Étnico-Raciais, História da África e Cultura Afro-Brasileira e sua presença na BNCC
Educação do corpo e relações étnico-raciais sob o olhar de professores
Kalyla Maroun
15-33
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.8409
Identidade quilombola e educação escolar quilombola: contribuições a partir da experiência de um quilombo
Sandra Nivia Soares de Oliveira
35-54
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.8429
Currículo multicultural como instrumento de empoderamento de escolas quilombolas
Marcio Antonio Raiol Santos, Carlos Afonso Ferreira Santos
55-74
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.8436
A formação docente continuada para as relações étnico-raciais no Rio de Janeiro: a experiência do programa de estudo sobre o negro na sociedade brasileira (PENESB/UFF)
Vitor Leandro de Souza, Tiago Dionísio da Silva, Tatiane Pacheco de Mattos
75-97
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.8456
Os saberes e fazeres das crianças quilombolas Marajoara-Salvaterra-Pará
Erica de Sousa Peres, Nazaré Cristina Carvalho
99-119
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.10315
A lei 10.639/03 e as relações étnico-raciais no ambiente escolar: mudanças e permanências
Nívea Maria Araújo Santana
121-140
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.8865
Artigos
Formação de educadores e a educação inclusiva: da sensibilidade ético-política à condição humana
Marisa Soares
143-166
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.7169
Desafios e surpresas da inclusão de uma criança cega em sala de aula
Valquiria Bertuzzi Veronesi, Francisca Eleodora Santos Severino
167-182
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.7733
Educação, comunicação e mídia: uma abordagem teórica
Douglas Branco de Camargo, Iris Weiduschat, Alvin Noriler
183-196
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.8514
Políticas de educação especial: análise do plano de educação (2015 - 2025) e diretrizes da educação especial (2012) de Macapá-AP
Marcia Maria dos Santos, Maria do Carmo Lobato da Silva, Ilma de Andrade Barleta
197-221
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.7647
Políticas de Inclusão e a realidade profissional: a experiência de uma graduanda cega no Estágio Curricular Supervisionado
kalina Salaib Springer, Sabrina Mangrich de Assunção, Yanna D'Angelis de Carvalho Gonçalves
223-238
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.7667
Educação inclusiva, os desafios para sua efetivação
Carla Campos de Oliveira Almeida
239-249
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.7716
Resenhas
Temas Fundamentais na Escola da Infância, de Ligia de Carva-lho Abões Vercelli; Cristiano Rogério Alcântara (org)
Simone Eliane dos Santos Pessanha
251-257
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.10394
Plano Nacional de Educação: diversos olhares, de Andréia Nunes Militão e Fabio Perboni
Sueli do Nascimento, Welcianne Iris de Queiroz
259-262
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.8560
A educação básica pública tem solução? de Herman J.C. Voor-wald
Carlos Lima Dantas
263-267
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.8773
A vida cotidiana dos adolescentes em conflito com a lei e o envolvimento com práticas delitivas, de Neusa Francisca de Jesus
Agnaldo Aparecido Geremias
269-273
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.8819
Formação inicial de professores: da escola normal ao instituto superior de educação - uma abordagem histórica, de Lucilene Pisaneschi
Raquel Silva Santos
275-281
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.7553
Revista Completa
v. 17, n.2
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.11190
Enviar Submissão
Enviar Submissão
certificacao
e-ISSN: 2525-3514
(Quadriênio 2017-2020
B1)
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (France)
Italiano
Português (Portugal)
Palavras-chave
visitas_globo
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários