CHAMADA DOSSIÊ 2022 - Juventudes e ação política
A revista Cadernos de Pós-Graduação convida pesquisadoras/es a encaminhar artigos, individuais ou em coautoria, para o v. 21, n. 2 (jul./dez. 2022).
Prazo: até 15 de setembro de 2022. Prorrogado para 30 de setembro de 2022. SUBMISSÕES ENCERRADAS!
A proposição do dossiê busca reunir problematizações de pesquisa sobre as ações políticas juvenis contemporâneas e as reflexividades que estas promovem em diferentes espaços de atuação, considerando a interlocução com diferentes formas e redes de mobilização social e ponderando relações com práticas educativas e/ou itinerários de individuação sociopolítica. Para tanto, tenciona abarcar tanto discussões relativas a referentes teórico-metodológicos para a compreensão da configuração de movimentos sociais e coletivos políticos juvenis, quanto diálogos com ativistas e militantes na compreensão de práticas sociais, pertencimentos e desafios existenciais articulados à participação em ações coletivas. A proposta se origina de iniciativas de pesquisa atentas à participação social juvenil na atualidade, com destaque às manifestações sociais ocorridas a partir dos anos 2010. Mais especificamente, deverá compor debates produzidos no âmbito da pós-graduação, entre professores-pesquisadores, mestrandos e doutorandos e ativistas políticos, com vistas à análise crítica do cenário histórico-político recente do Brasil e, em articulação, à compreensão das frentes de ação em jogo na promoção de condições democráticas de convívio e expressão ao porvir. O dossiê está aberto a contribuições autorais que dialoguem com tais objetivos e, ademais, proponham análises e interpretações originais de contextos, coletivos e ações específicas, produzidas, preferencialmente, em perspectivas dialógicas e participativas.
Organizadores
- Leandro Rogério Pinheiro (PPGEDU/UFRGS)
- Maurício Perondi (DEE/FACED/UFRGS)
Editores
- Elaine Teresinha Dal Mas Dias, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Brasil
- Carlos Bauer, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Brasil
e-ISSN: 2525-3514