Currículo multicultural como instrumento de empoderamento de escolas quilombolas

Autores/as

  • Marcio Antonio Raiol Santos Universidade Federal do Pará
  • Carlos Afonso Ferreira Santos Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.8436

Palabras clave:

Empoderamento. Educação Quilombola. Currículo multicultural.

Resumen

Este artigo apresenta uma discussão sobre o currículo multicultural e sua potencialidade como fator de empoderamento dos sujeitos que constroem a educação quilombola; carac-teriza-se como pesquisa de cunho teórico; objetiva discutir noções interligadas sobre o empoderamento, a Educação Escolar Quilombola e o currículo multicultural; expõe a ne-cessidade dos sujeitos envolvidos com a Educação Escolar Quilombola organizarem-se em prol de construções pedagógicas que vislumbrem aspectos históricos, políticos e cultu-rais das comunidades em detrimento de um currículo prescritivo-oficial e, por fim, conclui que o empoderamento se apresenta como atitude mediadora das ações dos grupos com vista à sua autonomia e que o currículo multicultural manifesta-se como um instrumento de fortalecimento no contexto educacional dos quilombos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcio Antonio Raiol Santos, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor Titular da Universidade Federal do Pará. Pará – PA – Brasil

 

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba.

Professor Titular da Universidade Federal do Pará. Pará – PA – Brasil

Carlos Afonso Ferreira Santos, Universidade Federal do Pará

Graduando em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará. Bolsis-ta de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PI-BIC/UFPA EBTT).
Pará – PA – Brasil

Publicado

2018-12-19

Cómo citar

SANTOS, Marcio Antonio Raiol; SANTOS, Carlos Afonso Ferreira. Currículo multicultural como instrumento de empoderamento de escolas quilombolas. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 55–74, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n2.8436. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/8436. Acesso em: 27 sep. 2024.

Número

Sección

Educação Quilombola e das Relações Étnico-Raciais, História da África e Cultura Afro-Brasileira e sua presença na BNCC