Chamada de Dossiê - n. 55 set./dez. 2025

Dossiê: Saúde Mental e Educação – O Papel da Escola no Bem-Estar dos Alunos

A revista Dialogia convida pesquisadoras(es) a submeterem artigos para o dossiê temático “Saúde Mental e Educação: O Papel da Escola no Bem-Estar dos Alunos”.

Estamos vivendo, na atualidade, um aumento expressivo de casos de depressão ansiedade, tentativas de suicídio, entre outros, por parte das crianças e dos adolescentes em função de vários fatores. A escola, como instituição educativa e social, não tem como se isentar dessa questão. Em função disso, o presente dossiê, busca receber artigos que apresentem em seu bojo, qual tem sido o papel da escola, sua iniciativa, projetos etc., a fim de contribuir com a discussão e reflexão sobre a saúde mental desse público.

Prazo para submissão: até 20 de outubro de 2025

Diretrizes para autores: todos os manuscritos propostos devem seguir adequadamente os critérios e orientações para a submissão à revista Dialogia:  Clique aqui: Diretrizes para autores

Formato de texto: ABNT e Diretrizes de Publicação da Dialogia - ver Diretrizes para Autores.

Revisão gramatical, ortográfica e normativa ABNT deverá ser de responsabilidade dos autores, que deverão submeter o artigo revisado, juntamente com uma declaração assinada pelo técnico revisor.

Autor responsável pela submissão obrigatório realizar o cadastro na revista: https://periodicos.uninove.br/dialogia/user/register e adicionar nos campos específicos os demais coautores.

  1. Para os demais autores não tem obrigatoriedade de cadastro, mas não receberão notificação de publicação.
  2. Dados autores: autor que realiza a submissão deve incluir todos os autores do artigo (nome completo, ORCID, lattes, IES, pais, cidade, e-mail. Qualquer dado errado implica em erro no DOI.

Os manuscritos podem ser submetidos em cinco línguas oficiais: inglês, espanhol, francês, italiano e português.

Editoras

Dra. Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, SP, Brasil

Dra. Patricia Aparecida Bioto, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, SP, Brasil