Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Dialogia é uma publicação científica da área de Educação que se propõe a criar espaços para debater temas que versem sobre educação e assuntos específicos de Pedagogia e das licenciaturas em Ciências Biológicas, Educação Física, Estudos Sociais (Geografia ou História), Letras (Português/Inglês) e Matemática.

 

Políticas de Seção

Entrevista

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê n. 38 “Educação, Diversidade e Questões Étnico-Raciais”

Editores
  • Mayara Fioravante
  • Rosiley Teixeira
  • Adriana Terçariol
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê n. 39 “Retratos de Escolas: estudos sobre a escolarização em diferentes contextos e territórios educativos”

Editores
  • Mayara Fioravante
  • Rosiley Teixeira
  • Adriana Terçariol
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê n. 40 “Aprendizagem Criativa, o Pensamento Computacional e a Robótica na Educação Básica”

Editores
  • Mayara Fioravante
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê n. 41 “Gênero e sexualidade na Educação Escolar”

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê n. 42 “Paulo Freire e seu legado para a educação de crianças, jovens e adultos”

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Periodicidade

Fluxo contínuo dividido em 3 numeros por ano:

jan./abr.

maio/ago.

set./dez.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Este periódico disponibiliza acesso livre “open access” a todo o seu conteúdo, podendo os artigos serem lidos, descarregados, copiados, distribuídos, impressos e/ou pesquisados.

A submissão de artigos à Revista DIALOGIA não implica quaisquer custos para os autores. Toda a submissão é gratuita tendo os autores a obrigação de cumprir as normas da revista tal como o código de ética.

 

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Código ético de conduta

1. Deveres e responsabilidades gerais dos Editores: 

Os editores serão, em última  instância, responsáveis pelos artigos publicados na DIALOGIA, Revista Científica.

Na sua atividade editorial constituem seus deveres fundamentais:

• atender às necessidades dos leitores a quem se destina a revista e dos autores que nela publicam;

• contribuir para melhorar, constantemente, a qualidade da revista;

• garantir a qualidade científica dos artigos que são publicados;

• garantir, permanentemente, a liberdade de expressão, independentemente de credos, posições políticas, ideológicas e académicas;

• tendo em consideração que a DIALOGIA é uma revista científica da área da Educação,  constitui dever dos editores contribuir para a manutenção da linha académica para a qual a DIALOGIA está vocacionada;

• impedir desvios no que se refere aos padrões intelectuais;

• sempre que necessário, os editores estarão dispostos a publicar correções, esclarecimentos, retratações e apresentar, sempre que necessário, pedidos de desculpa aos autores e ou aos leitores. 

2. Relações com os leitores

A DIALOGIA, Revista Científica, tornará público aos seus leitores as origens dos financiamentos, sempre que alguma pesquisa publicada tenha sido financiada por alguma instituição ou agência de fomento e qual o papel das respetivas agências e ou instituições nas referidas pesquisas.

3. Relações com autores

Os editores tomarão todas as medidas razoáveis para garantir a qualidade dos artigos ou outro material que publicam, tendo em consideração os objetivos e padrões das seções que constituem a revista.

As decisões dos editores no que diz respeito à aceitação ou rejeição de um artigo para publicação serão baseadas na originalidade, finalidade, relevância do estudo em função dos objetivos académicos da revista.

O processo de revisão por pares consta das  normas de publicação de artigos, dossiês temáticos, resenhas críticas e os editores estarão sempre dispostos a justificar qualquer desvio que possa surgir relativamente aos processos de revisão descritos nas normas.

Os autores dos artigos, submetidos à DIALOGIA, Revista Científica, poderão, sempre que o entenderem, manifestar-se contra as decisões editoriais, em carta dirigida aos editores. Os editores responderão, obrigatória e justificadamente às solicitações dos autores.

Os editores publicarão as orientações aos autores no que diz respeito à originalidade, cientificidade  do material a publicar, tal como as normas que deverão seguir para a submissão dos seus artigos.

As orientações aos autores serão atualizadas com regularidade e, necessariamente, estarão vinculadas ao presente código ético de conduta.

Os editores não tomarão a decisão de publicar artigos cuja avaliação por pares tenha sido negativa;

No caso de alteração de editores da DIALOGIA, Revista Científica, a política editorial não se alterará, a não ser que sejam identificados erros cometidos pelos editores anteriores.

4. Relações com os revisores

Os editores publicarão orientações aos colaboradores no que diz respeito às normas seguidas pela revista, à revisão por pares e à sua responsabilidade científica tendo em vista a manutenção da qualidade académica dos artigos a publicar. Estas orientações serão atualizadas regularmente e estarão, necessariamente, vinculadas a este código.

Os editores garantem o sigilo em relação à identidade dos revisores e dos autores dos artigos a não ser que o sistema de revisão possa, em determinados casos, ser aberto, o que será comunicado aos autores e revisores.

5. O processo de revisão por pares

Os editores garantem a confidencialidade  do material enviado para publicação na DIALOGIA, Revista Científica, durante o processo de análise pelos revisores.

6. Reclamações

Os editores garantem que todos os autores têm direito a apresentar as suas reclamações aos editores, sempre que o julguem necessário e oportuno.

Os editores responderão, prontamente, às reclamações e garantirão o direito de resposta aos autores. O processo de reclamação será efetuado por carta dirigida aos editores e os autores poderão exigir a reavaliação dos seus artigos no caso de discordância relativamente ao resultado da primeira avaliação. Estas diretrizes  constam das normas aos autores, publicadas na Revista.

7. Incentivo ao  debate

A DIALOGIA, Revista Científica, privilegia o debate democrático e, por isso, garante a possibilidade de crítica em relação aos trabalhos publicados. Compete aos editores decidir se as críticas apresentadas são ajustadas, fundamentadas e convincentes.

Os autores terão a oportunidade de responder às críticas respeitantes ao seus artigos.

8. Incentivo à Integridade acadêmica  

Os editores garantem que o material de pesquisa publicado está em conformidade com as diretrizes éticas internacionalmente aceites. Garantem, também, que as pesquisas que envolvam aspetos relacionados com os direitos humanos só serão publicadas após um parecer favorável do comité de ética da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

9. Proteção de dados individuais

Os editores garantem a proteção da confidencialidade da informação individual. Não divulgarão, por exemplo, a identidade dos sujeitos de pesquisa e dados pessoais no caso de pesquisas empíricas. Exigirá dos autores dos artigos de pesquisas empíricas a garantia de que os sujeitos de pesquisa manifestaram o seu  consentimento, por escrito, de participação na pesquisa.

Tendo em consideração que a DIALOGIA, Revista Científica, é uma publicação da área da educação, os editores aceitarão todos os artigos de pesquisa empírica sem o consentimento dos sujeitos de pesquisa desde que a publicação dos referidos artigos não fira a dignidade dos sujeitos envolvidos.

10. Procedimentos relativos a condutas antiéticas

Os editores seguem as normas internacionais relativas aos trabalhos plagiados. Rejeitam, em absoluto, todas as formas de plágio e só publicarão artigos com a garantia, por parte dos autores, da originalidade dos seus trabalhos.

Os editores estarão atentos aos processos de autoplágio e farão, sempre que julguem oportuno, recomendações aos autores.

No caso de algum autor apresentar à DIALOGIA, Revista Científica, um trabalho total ou parcialmente plagiado, ser-lhe-á vedado, definitivamente, o acesso à possibilidade de publicação.  Esta diretiva será, obrigatoriamente, transmitida aos autores e ser-lhes-á garantido o direito de resposta.

Os editores farão todos os esforços para garantir que as pesquisas publicadas foram conduzidas de acordo com as normas éticas de pesquisa científica definidas pelos organismos internacionais.

11. Garantia de integridade do registro acadêmico

Os editores garantem que, no caso de publicação de trabalhos com imprecisões significativas ou afirmações distorcidas ou enganosas, procederão à sua correção dando-lhe o destaque adequado tendo em vista a reposição do rigor e verdade científicos e por respeito aos leitores da revista.

Os editores garantem que transmitirão às redes em que a DIALOGIA, Revista Científica, esteja indexada todas as informações relativas a trabalhos que, eventualmente, possam ter sido publicados com imprecisões ou afirmações distorcidas ou enganosas.

A DIALOGIA, Revista Científica, seguirá as suas normas e política editoriais não se desviando dos seus objetivos prioritários: fomentar a pesquisa na área da educação e contribuir para o debate democrático a nível nacional e internacional sobre todas as temáticas relacionadas com a educação pressionando, por meio das pesquisas que divulga, a melhoria das práticas educacionais.

12. Independência editorial

Os editores da DIALOGIA, Revista Científica regem-se pelos princípios de democraticidade, garantindo a divulgação de trabalhos científicos baseados no rigor, qualidade científica e originalidade, independentemente das opções políticas e ideológicas dos seus autores. Os editores seguirão e cumprirão o princípio de independência editorial.

13. Relações dos Editores com o Conselho Editorial

O Conselho Editorial da DIALOGIA, Revista Científica, é constituído por membros de reconhecido mérito académico, pertencentes a instituições de educação superior nacionais e internacionais. Neste sentido, os editores garantem que procederão à consulta do conselho editorial e terão em consideração as suas críticas, comentários e propostas, tendo em vista a melhoria da qualidade científica da revista. Esta consulta será feita anualmente.

14. Conflitos de interesses

Os conflitos que, eventualmente, possam surgir entre editores, autores, revisores e leitores e que não possam ser solucionados, apenas, com a intervenção dos editores, serão solucionados, por uma comissão que terá a participação do Diretor do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) ao qual pertence a revista. Esta comissão, após avaliação e decisão, elaborará uma resposta que será transmitida aos interessados.

15. Cumprimento do Código de Ética

Os Editores farão todos os esforços no sentido do cumprimento do presente código de ética que, após a sua publicitação, entrará imediatamente em vigor.


Deveres do Publisher

 Estamos empenhados em garantir que a obtenção de verbas de publicidade, reimpressão ou outra receita comercial não tem qualquer impacto ou influência sobre as decisões editoriais.

Os nossos artigos são revisados para garantir a qualidade das publicações científicas e também somos usuários do Oxsico (software para identificação de plágio).

Esta Política de Ética é baseada em recomendações do COPE Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Revistas


Os Editores

DIALOGIA, Revista Científica

Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE)

Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

São Paulo

 

 

 

 

Taxa de Processamento de Artigos

A revista Dialogia não cobra qualquer tipo de taxa dos autores para:
  • Submissão
  • Avaliação 
  • Publicação

 

Processo de Avaliação por Pares

As colaborações submetidas à Dialogia são avaliadas tendo em vista, em especial, rigor metodológico, gramatical, redacional, grau de originalidade e autoria, criatividade,   assim como  alinhamento em relação ao foco da revista.
 
Quando o trabalho submetido não for adequado à política editorial da Revista, será arquivado e a decisão será comunicada aos autores.
 
Caso seja verificada a pertinência do trabalho enviado, a avaliação prossegue no sistema de revisão por pares duplo-cego (processo de peer review) a cargo dos parecerias ad hoc– especialistas designados em função do tema do artigo. Os pareceristas são, preferencialmente,  professores e pesquisadores associados a programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino nacionais ou estrangeiras.
 
Para publicação é necessária dupla aprovação. Havendo divergência entre os pareceres, os textos serão encaminhados a um terceiro parecerista. 
 
Os pareceristas podem aceitar o artigo, solicitar revisões ou rejeitá-lo. Qualquer uma das hipóteses é justificada por um parecer descritivo. Quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o artigo é arquivado. Quando os dois pareceristas aceitam o trabalho, ele passa à fase seguinte.
Por fim, quando um ou os dois pareceristas solicitam reformulações, o trabalho é devolvido ao autor, solicitando que o mesmo considere os pareceres e reformule o artigo. Quando o autor reenvia o texto reformulado, segundo as sugestões dos pareceristas, ele é reavaliado.
 
 Cabe aos editores a decisão sobre a edição onde o artigo será publicado.
 

 

Política Anti-plágio

Todos os artigos encaminhados à Dialogia, passarão pela verificação de similaridade do Oxsico.

A Revista segue as normas internacionais relativas aos trabalhos plagiados. Rejeita, em absoluto, todas as formas de plágio e só publica artigos com a garantia, por parte dos autores, da originalidade dos seus trabalhos.

Os editores estarão atentos aos processos de autoplágio e farão, sempre que julguem oportuno, recomendações aos autores.

No caso de algum autor apresentar à Dialogia, um trabalho total ou parcialmente plagiado, ser-lhe-á vedado, definitivamente, o acesso à possibilidade de publicação. Esta diretiva será, obrigatoriamente, transmitida aos autores e ser-lhes-á garantido o direito de resposta.

 

Preservação Digital

A revista Dialogia  se preocupa com o acesso ao conteúdo a longo prazo. Utilizamos o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes permitindo  às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

Manuais para Avaliadores / Autores

Avaliadores

Avaliação dos artigos - conclusão em seis passos

Autores

Submissão em cinco passos

Artigos em avaliação - retorno com as revisões

Artigos em edição - retorno com as solicitações