A reforma do Estado e da educação na década de 1990: a refuncionalização da escola via implementação da eficiência mercadológica

Autores

  • Enédio Naider Filho Uninove, SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v7i1.1018

Palavras-chave:

Eficiência mercadológica. Gestão escolar. Políticas educacionais. Reforma do Estado e da educação.

Resumo

Neste artigo, analisam-se alguns dos possíveis impactos sobre o trabalho pedagógico nas instituições escolares da rede pública brasileira, decorrentes das reformas do Estado e da educação implantadas no Brasil na década de 1990. Essas reformas adotaram princípios da teoria do social-liberalismo que faz uma crítica ao Estado do Bem-Estar Social, responsabilizando-o pela crise econômica do período. Essa vertente defende a necessidade de reformar o Estado e suas instituições para corrigir distorções e aumentar sua eficiência, inserindo, assim, o Brasil na nova organização do modo de produção capitalista. Considerando o campo da educação como parte constituinte do Estado capitalista, ele também será objeto das propostas de reforma do Estado, na medida em que o discurso dos reformistas afirma ser sua ineficiência a responsável pelo fracasso escolar.

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Biografia do Autor

Enédio Naider Filho, Uninove, SP

Possui graduação em FILOSOFIA pelo Centro Universitário Assunção (1989) , graduação em HISTÓRIA pelo Centro Universitário Assução (1992) e graduação em PEDAGOGIA pela Universidade do Gande ABC (2002) .

Publicado

12.02.2009

Como Citar

NAIDER FILHO, Enédio. A reforma do Estado e da educação na década de 1990: a refuncionalização da escola via implementação da eficiência mercadológica. Dialogia, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 113–120, 2009. DOI: 10.5585/dialogia.v7i1.1018. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/1018. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos