As poéticas de cuidado com o meio ambiente na literatura infantil e juvenil brasileira

Autores

  • Eliane Santana Dias Debus Universidade Federal de Santa Catarina
  • José Carlos dos Santos Debus Unidade de Educação de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N30.10420

Palavras-chave:

Literatura. Temática do meio ambiente. Poética de cuidado

Resumo

O artigo busca problematizar a temática do meio ambiente na literatura para infância e juventude, em particular naquelas narrativas que apresentam e representam a relação das personagens com os recursos hídricos, levando em conta o contexto da discussão da preservação natural como primícia, recaindo sobre títulos que têm as águas como força potencializadora: Os rios morrem de sede (1976), de Wander Piroli, e Água de anil (2014), de Nilma Lacerda. Procuramos evidenciar nestas narrativas uma poética de cuidado com o meio ambiente, para isso nos apoiamos nos estudos da Ecoliteracia (RAMOS; RAMOS, 2013) e os estudos da Ecocrítica (CAPRA, 2008; GARRARD, 2006). Constatamos na análise a recorrência do cuidado de forma diversa, porque diferentes são os momentos históricos da escrita e o contexto da produção afeta o resultado para esse leitor que já não é mais o mesmo. No entanto, não impossibilita a experiência leitora com as questões ambientais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Santana Dias Debus, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis – SC – Brasil

José Carlos dos Santos Debus, Unidade de Educação de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor colaborador da Unidade de Educação de Santa Catarina. Florianópolis – SC – Brasil.

Downloads

Publicado

26.12.2018

Como Citar

DIAS DEBUS, Eliane Santana; DEBUS, José Carlos dos Santos. As poéticas de cuidado com o meio ambiente na literatura infantil e juvenil brasileira. Dialogia, [S. l.], n. 30, p. 35–46, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N30.10420. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/10420. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e Literatura