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e-ISSN: 1983-9294

 

(Quadriênio 2017-2020)

A4

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COPE JM14460

Sobre os autores

Dimitri Wuo Pereira orcid
Universidade Nove de Julho
Brasil

Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, especialista em Administração Esportiva pela FMU e graduado em Educação Física pela EEFEUSP. doutorando em Educação pela Universidade Nove de Julho, participante do GRUPEFE - Grupo de Estudos em filosofia da Educação da Universidade Nove de Julho. Professor universitário com enfoque nos estudos sobre esportes radicais e de aventura no âmbito da graduação na Universidade Nove de Julho e coordenador do Grupo de Estudos em Esporte de Aventura Escolar (GEEDAE) da Universidade Nove de Julho.

Antonio Joaquim Severino orcid
UNINOVE - FEUSP

Professor titular, aposentado, de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP, ora atuando como docente colaborador. Licenciou-se em Filosofia na Universidade Católica de Louvain, Bélgica, em 1964. Na PUCSP, apresentou seu doutorado, defendendo tese sobre o personalismo de Emmamuel Mounier, em 1972. Prestou concurso de Livre Docência em Filosofia da Educação, na Universidade de São Paulo, em 2000. Em 2003, prestou concurso de titularidade. Atualmente integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uninove, Universidade Nove de Julho, de São Paulo, onde lidera o Grupo de Pesquisa e Estudo em Filosofia da Educação - GRUPEFE. Dentre suas publicações, destacam-se Metodologia do trabalho científico (Cortez, 1975; 21. ed. 2000); Educação, ideologia e contra-ideologia. (EPU, 1986); Métodos de estudo para o 2o. Grau (Cortez, 1987; 5. ed. 1996); A filosofia no Brasil (ANPOF, 1990); Filosofia (Cortez, 1992; 5. ed. 1999); Filosofia da Educação (FTD, 1995; 2. ed. 1998); A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educação (Vozes, 1999), Educação, sujeito e história (Olho d´Água, 2002) e vários artigos sobre temas de filosofia da educação. Seus estudos e pesquisas atuais situam-se no âmbito da filosofia e da filosofia da educação, com destaque para as questões relacionadas com a epistemologia da educação e para as temáticas concernentes à educação brasileira e ao pensamento filosófico e sua expressão na cultura brasileira.

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