Educação pelo sensível: experiência literária em espaço não formal de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.10610

Palavras-chave:

Experiências sensíveis. Literatura. Adolescentes/Jovens. Cartografia/Narrativa. Educação não formal.

Resumo

O presente artigo reflete sobre algumas das relações entre educação e literatura pelo viés de experiências sensíveis com adolescentes/jovens em um espaço não formal de educação. Problematiza-se aqui a seguinte questão: como experiências sensíveis com a literatura podem contribuir para a ampliação de novos olhares para os adolescentes/jovens? O objetivo foi pensar a literatura como possibilidade de fruição nos processos de criação. A abordagem cartográfica e narrativa foi fundamentada pelos autores: Bock (2007), Dayrell (2003), Gohn (2007; 2015), Barthes (2006), Foucambert (1994), Larrosa (2001; 2015), Duarte Jr. (1988; 2010); Meira (2014), Passos, Kastrup e Escóssia (2015) e Martins, Tourinho e Souza (2017). Destacamos uma pista na pesquisa: a experiência sensível com textos literários permitiu que os adolescentes/jovens (res)significassem leitura e escrita como processos de criação/fruição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO - UMINHO, Braga/Portugal em 2007/2008. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003); Mestre em Educação (Currículo) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997) Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992); Graduada em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC (1983) Professora titular nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e nos Programas de Pós-Graduação - Mestrado em Educação e Patrimônio Cultural e Sociedade; Pesquisadora e coordenadora de Núcleo de Pesquisa, possui experiência nas áreas de Artes, Gestão, Currículo, Avaliação e Arte/Educação. Avaliadora do INEP, atua nos seguintes níveis da educação: educação superior e pós-graduação. Autora de vários livros publicados, desenvolve formação continuada e consultoria nas áreas citadas.

Letícia Caroline da Silva Jensen, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Mestranda em Educação, na Universidade da Região de Joinville (Univille). Jornalista, com graduação em Comunicação Social - Jornalismo pelo Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus (2009). Tem pós-graduação em Comunicação Estratégica e Negócios. Pesquisa a educação em espaços não-formais e as práticas sensíveis atravessadas pela literatura. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (Nupae). Tem experiência na área de comunicação, literatura, práticas sensíveis e espaços não-formais de educação.

Carla Clauber da Silva, Secretaria de Educação do Município de Joinville

Possui graduação em Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino (1990), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2003) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Joinville. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: curriculo, formação de professores, educação, currículo e fracasso escolar.

Downloads

Publicado

31.08.2019

Como Citar

PILLOTTO, Silvia Sell Duarte; JENSEN, Letícia Caroline da Silva; DA SILVA, Carla Clauber. Educação pelo sensível: experiência literária em espaço não formal de educação. Dialogia, [S. l.], n. 32, p. 199–209, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N32.10610. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/10610. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos