Ensino de história, planejamento e autoria: experimentações com literatura negra em estágios curriculares obrigatórios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N30.10617

Palavras-chave:

Ensino de História. Literatura. Planejamento. Autoria. Estágios Curriculares Obrigatórios.

Resumo

Objetiva analisar a autoria do professor de história na criação de aulas, através da construção de planejamentos conectados com literaturas, histórias e culturas africanas e negras. Resulta de reflexões a partir de práticas metodológicas de ensino e pesquisa com documentos de estágios curriculares obrigatórios do curso de Licenciatura em História da UFRGS. Problematiza a presença étnico-racial hegemônica nos saberes expressos nesses planejamentos. Como referência no campo específico do ensino de História, utiliza a autora Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro e, no campo geral da Educação e formação de professores, o autor Maurice Tardiff. No campo da literatura, fundamenta-se nos escritos do pensador Luiz Silva (Cuti). Os resultados parciais apontam a recorrência do uso de narrativas históricas e literárias vinculadas aos conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira, com menos enunciação do diálogo entre saberes distintos e da educação das relações étnico-raciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Beatriz Meinerz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul – RS – Brasil

Fernanda Amorin Golembiewski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Especialista em Ensino de História e Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Rio Grande do Sul – RS – Brasil

Raisa da Silva Oyarzabal, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Especialista em Ensino de História e Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Rio Grande do Sul – RS – Brasil

Downloads

Publicado

26.12.2018

Como Citar

MEINERZ, Carla Beatriz; GOLEMBIEWSKI, Fernanda Amorin; OYARZABAL, Raisa da Silva. Ensino de história, planejamento e autoria: experimentações com literatura negra em estágios curriculares obrigatórios. Dialogia, [S. l.], n. 30, p. 59–70, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N30.10617. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/10617. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e Literatura