Violência escolar o desafio da atualidade: implicações na prática profissional do professor

Autores

  • Eliane Gonçalves dos Santos Doutora em Educação nas Ciências, pela UNIJUÍ Docente do Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências, UFFS, e do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, UFFS/RS https://orcid.org/0000-0002-8018-3331
  • Daiane Beatriz Meinhart Graduada em Ciências Biológicas – Licenciatura, UFFS/RS

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.13611

Palavras-chave:

Violência na escola, Saúde do professor, Causas e consequências da violência, Ensino e aprendizagem

Resumo

Presenciamos nos meios de comunicação, muitas reportagens sobre violência no ambiente escolar, tanto entre alunos, como entre alunos e professores. Esta pesquisa teve como objetivo reconhecer e descrever, em teses e dissertações, as implicações geradas pela violência contra professores nas escolas e sua interferência no processo de ensino e aprendizagem, bem como analisar os conceitos que identificam as causas dessa violência. A pesquisa é documental com foco na Educação nas Ciências. A análise do material ocorreu a partir da Análise de Conteúdo. Emergiram duas categorias, a saber: i) Causas da violência contra professores; ii) Consequências da violência escolar e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem. A violência contra professores nas escolas é preocupante, pois tem provocado muitos malefícios à vida do professor, bem como aos processos de ensino e aprendizagem. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Gonçalves dos Santos, Doutora em Educação nas Ciências, pela UNIJUÍ Docente do Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências, UFFS, e do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, UFFS/RS

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2002). Especialização em Interdisciplinaridade pela FACIPAL
(2003). Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico (2011) pela URI. Doutora em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Já atuou como professora da educação básica.  Atualmente professora de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia da Universidade Federal da Fronteira
Sul - Campus Cerro Largo, atuando na pesquisa, extensão e docência, principalmente nos seguintes temas: formação de professores, cinema e o ensino de
ciências/biologia, educação em saúde, práticas pedagógicas.Coordenou o PIBID Ciências Biológicas entre 2014-2016/ 2017-2018, coordenadora do Subprojeto Residência
Pedagógica Multidisciplinar e membro do grupo de pesquisa GEPECIEM.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CABRAL, F. M. S.; CARVALHO, M. A. V.; RAMOS, R. M. Dificuldades no relacionamento professor/aluno: um desafio a superar. Paidéia, p. 327-335, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v14n29/08.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.

CANTE, V. B. Sou professora e fui agredida: a formação do professor para enfrentar a violência da escola. 2014. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2014.

FONSECA, K. R. A violência na escola. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: <http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/C206286.pdf>. Acesso em: 11 out. 2018.

LEVY, G. C. T. M.; NUNES SOBRINHO, F. P.; SOUZA, C. A. A. Síndrome de Burnout em professores da rede pública. Produção, v. 19, n. 3, p.458-465, set./dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prod/v19n3/04.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2018.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARTINS, A. C. C.; TORRES, M. C. B. S. Violência escolar: uma reflexão sobre suas causas e o papel do Estado. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 21, n. 4925, 2016. Disponível em: < https://jus.com.br/artigos/54350/violencia-escolar-uma-reflexao-sobre-suas-causas-e-o-papel-do-estado>. Acesso em: 10 out. 2018.

MATOS, F. A. S.; VIANA, S. S. A.; GURGEL, C. R. A violência contra professores: saberes e práticas. Campina Grande, 2012. Disponível em: < http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/766ebcd59621e305170616ba3d3dac32.pdf>. Acesso em: 5 jul. 2018.

MOTA, K. J.; SANTOS, L. M. S. Violência nas escolas: propostas pedagógicas por uma cultura de paz. 2011. Disponível em: < https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc18.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2018.

OLIVEIRA, É.C.S.; MARTINS, S.T.F. Violência, sociedade e escola: da recusa do diálogo à falência da palavra. Psicologia & Sociedade; 19 (1): 90-98; jan/abr. 2007.

OLIVEIRA, B. C.; SOUZA, H. J. S. A violência nas escolas e as suas causas. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro-SP, v. 1, n. 1, p. 1-17, 2014. Disponível em:<http://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumario/31/04042014073727.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2018.

ROUTTI, C. Violência em meio escolar: fatos e representações na produção da realidade. Educação e Pesquisa. São Paulo, SP: USP. v. 36, n. 1, p. 339-335, jan/abr. 2010.

SILVA, M. A. I.; PEREIRA, B. O. A violência como fator de vulnerabilidade na ótica de adolescentes escolares. In: BONITO, J. (org). Educação para a Saúde no Século XXI: Teorias, Modelos e Práticas, 2008. p. 912-918

SOARES, M. B. Representações sociais de violência contra professores na escola. 2013. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.

SODRÉ, C. M. O.; MOURA, M. L.; ALEXANDRE, I. J. Violência no espaço escolar. Revista Eventos Pedagógicos, Mato Grosso, v.3, n.2, p. 315 - 327, Mai/Jul. 2012.

SOUZA, J. C. C.; SANTOS, J. C. A Violência Escolar Contra o Professor no Ensino Fundamental na Escola Municipal Beija Flor segundo Depoimento dos Professores/Guarantã Do Norte-MT. 2013. Disponível em: < revistanativa.com/index.php/revistanativa/article/download/115/pdf>. Acesso em: 18 set. 2018.

TENENTE, L.; FAJARDO, V. Brasil é #1 no ranking da violência contra professores: entenda os dados e o que se sabe sobre o tema. 2017. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/brasil-e-1-no-ranking-da-violencia-contra-professores-entenda-os-dados-e-o-que-se-sabe-sobre-o-tema.ghtml>. Acesso em: 18 nov. 2018.

Downloads

Publicado

03.06.2020

Como Citar

GONÇALVES DOS SANTOS, Eliane; MEINHART, Daiane Beatriz. Violência escolar o desafio da atualidade: implicações na prática profissional do professor. Dialogia, [S. l.], n. 34, p. 244–259, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n34.13611. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13611. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos