Violência e educação: sensibilização por meio da cinematografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13614

Palavras-chave:

Educação. Violência. Cinematografia.

Resumo

Tecer uma compreensão hermenêutica acerca da violência e suas interfaces com a educação não é uma tarefa fácil. Para tanto, a investigação propõe debater a questão da violência, tendo por base as discussões criadoras de Theodor Adorno e as potencialidades da cinematografia, que apresenta a violência escolar em relação às diferenças e à diversidade cultural. Será que a verdadeira luta contra a violência exige sua validez tematizada e colocada sob condições epistêmicas para o reconhecimento intersubjetivo na sala de aula? Concluímos que a escola precisa apropriar-se do saber epistêmico para lutar contra a exclusão e reprimir as formas de violência escolar e barbáries cotidianas, estabelecendo diálogos voltados para a sensibilidade humana em suas interfaces pedagógicas. A obra cinematográfica oferece possibilidades para novos entendimentos que podem ser reconstruídos em diferentes contextos, bem como lança questões sensíveis que surgem como inquietações para aprender a pensar sobre as violências escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle

Mestrando em Educação pela Universidade La Salle - Canoas/RS, na linha de pesquisa: Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Participante do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq. 

Elaine Conte, Universidade La Salle

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2012). Professora da Universidade La Salle - UNILASALLE, Canoas, atua no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq. 

Raul Maia de Andrade Neves Neto, Universidade La Salle

Doutor em Educação pela Universidade La Salle - Canoas/RS. Participante do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq. Professor no Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Cachoeirinha - RS.

Referências

ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Educação e emancipação. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund; HORKHEIMER, Max. A Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Teoria da Semicultura. Trad. Newton Ramos-de-Oliveira. Educação e Sociedade, Campinas, ano VII, n. 56, p. 388-411, dez. 1996.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.

CHARLOT, Bernard. A questão antropológica na Educação quando o tempo da barbárie está de volta. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 73, p. 161-180, jan./fev. 2019. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62350/37913> Acesso em: 05 abr. 2019.

FREUD, Sigmund. Mal-estar na civilização. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol: XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1930.

HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade. Lisboa: Dom Quixote, 1990.

HABERMAS, Jürgen. Agir comunicativo e razão destranscendentalizada. Trad. Lucia Aragão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002.

HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE Elaine; BRANCO, Lilian Soares Alves. A violência institucionalizada pela Indústria Cultural: debates educativos. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 4, n. 2, p. 481-498, 2018. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8651336/17625> Acesso em: 18 fev. 2019.

HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE Elaine; FLORES, Helen Rose Flores de. Educação e violência na teoria crítica de Adorno. Fragmentos de cultura, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 231-245, jan./mar. 2018. Disponível em: <http://revistas.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/6440/3768> Acesso em: 02 abr. 2019.

HORKHEIMER, Max. Teoria Tradicional e Teoria Crítica. In: BENJAMIN, W.; HORKHEIMER, M.; ADORNO, T.; HABERMAS, J. Textos Escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1991. p. 31-68.

LOUREIRO, Robson. Educação, cinema e estética: elementos para uma reeducação do olhar. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 135-154, 2008. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/6691>. Acesso em: 16 jan. 2019.

MORETTIN, Eduardo Victorio. O cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro. In: CAPELATO. M. H. et al. História e cinema. São Paulo: Alameda. 2007. pp. 39-64.

Downloads

Publicado

31.08.2019

Como Citar

HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine; NETO, Raul Maia de Andrade Neves. Violência e educação: sensibilização por meio da cinematografia. Dialogia, [S. l.], n. 32, p. 52–64, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N32.13614. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13614. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Violências na Escola