Análise da Proposta do Ministério Público para a mediação de conflitos nas escolas: concepções de gestão democrática e diálogo

Autores

  • Alessandro Gomes Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/Coordenador de Negócios Educacionais http://orcid.org/0000-0002-9892-6682
  • Marcos Vinicius Francisco Universidade Estadual de Maringá/Professor do curso de Educação Física do campus regional do Vale do Ivaí; Universidade do Oeste Paulista/ Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. http://orcid.org/0000-0002-5410-2374

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13757

Palavras-chave:

Gestão Escolar Democrática, Diálogo, Mediação de Conflitos nas Escolas.

Resumo

No presente artigo assumiu-se como objetivo analisar a concepção de gestão democrática e de diálogo presentes na proposta do Ministério Público para a mediação de conflitos nas escolas brasileiras. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo que se recorreu à análise documental como procedimento metodológico. As análises foram estabelecidas a partir do documento Diálogos e Mediação de Conflitos nas Escolas: Guia Prático para Educadores, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público, órgão externo à escola. Os principais resultados apontaram algumas contradições no Guia, o diálogo proposto não coaduna para a efetivação de uma gestão escolar democrática. Quando os professores e a escola recebem um documento pronto, a fim de se atuar diante das situações promotoras de violência, perdem, automaticamente, suas capacidades para a autonomia, outro princípio básico para a efetivação da gestão democrática.

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Biografia do Autor

Alessandro Gomes, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/Coordenador de Negócios Educacionais

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista. ɠCoordenador de Negócios Educacionais no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, na cidade de Marília-SP.

Marcos Vinicius Francisco, Universidade Estadual de Maringá/Professor do curso de Educação Física do campus regional do Vale do Ivaí; Universidade do Oeste Paulista/ Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Pós-Doutor em Educação pela Universidade do Oeste Paulista e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente.  Atualmente, é docente do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá, campus regional do Vale do Ivaí  e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista

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Publicado

31.08.2019

Como Citar

GOMES, Alessandro; FRANCISCO, Marcos Vinicius. Análise da Proposta do Ministério Público para a mediação de conflitos nas escolas: concepções de gestão democrática e diálogo. Dialogia, [S. l.], n. 32, p. 108–119, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N32.13757. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13757. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Violências na Escola