Sentidos atribuídos por professores e por professoras sobre a atuação do coordenador pedagógico na formação continuada centrada na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13958

Palavras-chave:

Coordenador pedagógico, Formação continuada centrada na escola, Formação de professores

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os sentidos que emergem do discurso de professores e professoras em processo de formação continuada centrada na escola sobre os saberesfazeres do coordenador pedagógico. Utilizamos como caminho metodológico a Análise do Discurso na perspectiva utilizada por Orlandi. Os dados foram construídos a partir da utilização de entrevistas semiestruturadas realizadas com nove professores do ensino médio da rede estadual de ensino do município de Vitória de Santo Antão (PE). Os achados da pesquisa revelam sobretudo que os sentidos sobre os saberesfazeres do/a coordenador/a pedagógico/a se articulam, principalmente, à lógica gerencialista e da performatividade afetando intensamente o cotidiano das escolas e os modos de ser e estar docente.

 

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Biografia do Autor

Lindinalva Ferreira de Queiroz, Universidade Federal de Pernambuco - Campus do Agreste

Mestrado – Universidade Federal de Pernambuco

Campos do Agreste – Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea

Area: Educação

 

 

Carla Patrícia Acioli Lins, Universidade Federal de Pernambuco - Campos do Agreste Programa

Doutorado - Universidade Federal de Pernambuco - Doutora

Centrode Filosofia e CIências HumanasPrograma de Pós- Graduação em Socilologia àreas: Ciências Humanas /Educação 

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Publicado

21.12.2019

Como Citar

QUEIROZ, Lindinalva Ferreira de; LINS, Carla Patrícia Acioli. Sentidos atribuídos por professores e por professoras sobre a atuação do coordenador pedagógico na formação continuada centrada na escola. Dialogia, [S. l.], n. 33, p. 99–114, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N33.13958. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13958. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: A Coordenação Pedagógica na Escola