A coordenação pedagógica como elemento de interseção das diferenças culturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13969

Palavras-chave:

Coordenação Pedagógica, Cultura e Projetos Sociais

Resumo

O ensaio aborda como o trabalho de coordenadores pedagógicos pode ser considerado como elo constitutivo no processo de respeito às diferenças dentro do ambiente escolar. A investigação aponta a existência de marcos interculturais em espaços escolares, onde a figura do Coordenador Pedagógico é fator de suma importância para integração e efetivação da e na dinâmica educacional. Serão analisados, a partir de referenciais teóricos do multiculturalismo e da interculturalidade crítica, a implementação de projetos artísticos culturais numa unidade educacional pública do Rio de Janeiro. Tal projeto é fruto da parceria entre a unidade educacional e uma instituição sem fins lucrativos. Para além das questões políticas que tal parceria possa vir suscitar, o foco da investigação aqui presente se limita a analisar como os projetos se constituíram, qual a sua relevância para o cotidiano escolar e relações tecidas nele e da importância do papel da Coordenação Pedagógica em todo processo.

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Biografia do Autor

Isadora Souza Silva, PROPED/ UERJ Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro

Educação

Cristiano Sant'Anna de Medeiros, Proped/UERJ/CNPQ Secretaria de Estado de Educação RJ

Doutor em Educação membro pesquisador(CNPQ) do grupo de pesquisa kékeré

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Publicado

21.12.2019

Como Citar

SILVA, Isadora Souza; DE MEDEIROS, Cristiano Sant’Anna. A coordenação pedagógica como elemento de interseção das diferenças culturais. Dialogia, [S. l.], n. 33, p. 131–142, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N33.13969. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13969. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: A Coordenação Pedagógica na Escola