A Educação para/com idosos: caminhos alternativos de inclusão social

Autores

Palavras-chave:

Educação com idosos, Envelhecimento, Inclusão social, Metodologias, Papel social do idoso.

Resumo

Diante do envelhecimento emergente da sociedade contemporânea, o desafio é repensar a educação para esse cenário. Em uma sociedade em que a velhice se amplia quantitativamente ante as demais etapas da vida, faz-se necessário (res)significar o papel social do idoso nos espaços formais e não formais da educação. Com base em um levantamento documental e bibliográfico, este artigo pretende socializar resultados de um estado do conhecimento que indica elementos documentais e considerações de autores que refletem sobre histórias (auto)biográficas dos sujeitos, especialmente dos idosos. É fundamental nossa busca por caminhos alternativos de inclusão social de idosos nos processos de educação, direito inegável de toda a sociedade.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Fraga da Costa, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutoranda em Patrimônio Cultural e Sociedade, pela Universidade da Região de Joinville- UNIVILLE, Mestre em Educação, 2019- UNIVILLE, Licenciada em Artes Visuais, 2016 - UNIVILLE. Bolsista FAP-UNIVILLE vinculada ao projeto: Educação, experiência e sensibilidade nas práticas educativas - EDUSENPE- PPGE UNIVILLE. Integrante do NUPAE- Núcleo de pesquisa em Arte na Educação, vinculado a Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Integrante voluntária do Projeto de Pesquisa DZart: investigação acerca das possibilidades metodológicas do Design e seu uso nos processos de artesania, no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, câmpus Itajaí. 

Taiza Mara Rauen Moraes, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Possui graduação em Letras pela Universidade do Contestado/SC, mestrado e doutorado ( área de concentração Teoria da Literatura) em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora titular da Universidade da Região de Joinville no curso de licenciatura em Letras, ministrando as disciplinas: Literatura Brasileira , Crítica Literária e no Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade, ministra as disciplinas: Seminários de Dissertação II, Cultura Visual e Verbal e Patrimônio Cultural e Redes Sociais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em estudos da linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura - contação de histórias, leitura - incentivo - formação de leitores, linguagens do cinema; crítica e memória. Editora Chefe da Revista digital "Confluências Culturais", vinculada ao Programa de Mestrado em Patrimônio Cultural - MPCS/UNIVILLE .Coordena o Comitê PROLER Joinville e o Programa Institucional de Incentivo à Leitura - PROEX /PROLER/ UNIVILLE. Coordena o projeto Deslocamentos de linguagens e interfaces culturais (DESLISE/FAP UNIVILLE), líder do Grupo de Pesquisa Imbricamentos de Linguagens (CNPq) - http://imbricamentos.blogspot.com.br, atuante desde 29/03/2012. Pesquisadora da rede iiLer - Cátedra da Unesco/PUC/Rio.

Silvia Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville- UNIVILLE

Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO - UMINHO, Braga/Portugal em 2007/2008. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003); Mestre em Educação (Currículo) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997) Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992); Graduada em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC (1983) Professora titular nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação; Pesquisadora e Coordenadora de Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE, possui experiência nas áreas de Artes, Gestão, Currículo, Avaliação; Infância e Arte/Educação. Avaliadora do INEP, atua nos seguintes níveis da educação: educação superior e pós-graduação. Autora de vários livros publicados, desenvolve formação continuada e consultoria nas áreas citadas.

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AUTOR X, 2019. Dissertação

AUTORAS Y, 2019. Artigo publicado em anais de evento.

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Publicado

03.06.2020

Como Citar

COSTA, Rita de Cássia Fraga da; MORAES, Taiza Mara Rauen; PILLOTTO, Silvia Sell Duarte. A Educação para/com idosos: caminhos alternativos de inclusão social. Dialogia, [S. l.], n. 34, p. 139–152, 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16698. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pedagogias em Diferentes Espaços Educativos