As veredas do ordenamento jurídico da Educação Infantil do Campo: um olhar sobre os jogos e brincadeiras

Autores

  • Elizabete Pereira Barbosa Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS. Professora do Departamento de Educação. Coordenadora do Centro de Estudos e de Documentação em Educação-CEDE/UEFS. https://orcid.org/0000-0002-0512-4374
  • Luciana Freitas de Oliveira Almeida Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS-Centro de Estudos e de Documentação em Educação-CEDE. http://orcid.org/0000-0003-3998-2606

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.17461

Palavras-chave:

Educação do Campo, Educação Infantil, Jogos e brincadeiras

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil do Campo nas  escolas municipais dos  distritos de Feira de Santana, estado da Bahia. Este trabalho baseia-se em pesquisa empírica e bibliográfica. Os referenciais teóricos estão fundamentados à luz do Coletivo de Autores (1992); Kischimoto(1993, 2007),  no ordenamento jurídico (BRASIL, 1988, 1998) e nos documentos oficiais como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/96 (BRASIL 1996). A pesquisa revela que os jogos e brincadeiras são trabalhados prioritariamente como estratégia metodológica nas aulas de Educação Física e os professores compreendem a importância do conteúdo para o desenvolvimento integral das crianças.

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Biografia do Autor

Elizabete Pereira Barbosa, Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS. Professora do Departamento de Educação. Coordenadora do Centro de Estudos e de Documentação em Educação-CEDE/UEFS.

Doutorado em Educação pela UFBA. Professora do Departamento de Educação e Coordenadora do Centro de Estudos e de Documentação em Educação-CEDE da Universidade Estadual de Feira de Sanatana(UEFS).

Luciana Freitas de Oliveira Almeida, Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS-Centro de Estudos e de Documentação em Educação-CEDE.

Licenciada em Educação Física. Pesquisadora do Centro de Estudos e de Documentação em Educação-CEDE/UEFS.

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Publicado

22.12.2020

Como Citar

BARBOSA, Elizabete Pereira; ALMEIDA, Luciana Freitas de Oliveira. As veredas do ordenamento jurídico da Educação Infantil do Campo: um olhar sobre os jogos e brincadeiras. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 458–469, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.17461. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17461. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos