Desafios dos estudantes trabalhadores da UFPel (2019- 2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18188

Palavras-chave:

Estudante-trabalhador, Permanência estudantil, Vulnerabilidade social

Resumo

O artigo pretende analisar as formas de trabalho encontradas pelos estudantes da UFPel para complementar a renda, necessárias, muitas vezes, para a sua manutenção na Universidade. Para isso, foram utilizados os conceitos de informalidade e vulnerabilidade social, a partir de autores como Antunes (1999), Pochmann (2008), Noronha (2003) e Castel (1997). A metodologia empregada foi uma análise quali-quantitativa, por meio do lançamento, nas redes sociais, de um questionário on-line via google forms, com trinta e três questões abertas e fechadas. Para a análise do conteúdo utilizou-se o software Excel. Coletou-se 184 respostas, de alunos oriundos de vinte e duas unidades acadêmicas e trinta e cinco diferentes graduações. As respostas, especialmente as abertas, apresentaram as dificuldades com as quais os estudantes vivem, bem como a necessidade de a Universidade mudar, tendo em vista não só incluir, mas fazer com que essas pessoas permaneçam no espaço educacional.

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Biografia do Autor

Milena da Silva Langhanz, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda pela Universidade Federal de Pelotas

Lorena Almeida Gill, Universidade Federal de Pelotas

Professora titular da UFPEL. Doutora em História pela PUCRS. Tutora do PET Diversidade e Tolerância.

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Publicado

22.12.2020

Como Citar

DA SILVA LANGHANZ, Milena; ALMEIDA GILL, Lorena. Desafios dos estudantes trabalhadores da UFPel (2019- 2020). Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 581–594, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18188. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18188. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos