A educação pós-pandemia: uma análise a partir da desigualdade educacional

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DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.18268

Palavras-chave:

Pandemia, Escola Justa, Inclusão

Resumo

Este artigo, escrito em forma de ensaio, tem por objetivo analisar os possíveis reflexos da pandemia de Covid-19 sobre a educação brasileira. Partindo da história da educação moderna, surgida no século XVII, o artigo mostra que assim como naquele período, que era um momento de crise, ocorreu uma revolução na educação, este momento é propício para mudanças. Partindo da pergunta de Dubet (2004) sobre o que é uma escola justa, o artigo defende a ideia de que antes de qualquer mudança na estrutura da escola brasileira, a pandemia de Covid-19 deve levar a uma reflexão sobre qual a justiça educacional no Brasil. Conclui que simples mudanças na estrutura da escola visando a sua modernização podem ser mais excludentes do que inclusivas.

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Biografia do Autor

Clóvis Trezzi, Universidade La Salle

Doutor em educação.

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Publicado

27.04.2021

Como Citar

TREZZI, Clóvis. A educação pós-pandemia: uma análise a partir da desigualdade educacional. Dialogia, [S. l.], n. 37, p. e18268, 2021. DOI: 10.5585/dialogia.n37.18268. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18268. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos