A sala de aula no contexto de (Pós) pandemia: ressignificando conteúdos de Ciências a partir de textos escreviventes

Brenda Iolanda Silva do Nascimento, Iago Vilaça de Carvalho, Fernanda Antunes Gomes da Costa

Resumo


O contexto pandêmico impôs muitos desafios à Educação: acesso a aulas remotas, estratégias pedagógicas envolvendo docentes, discentes e família e, certamente, a urgência em abordar conteúdos que problematizem as dificuldades no enfrentamento da pandemia. Diante disso, este artigo se propõe a discutir, a partir de uma abordagem teórica, de que forma questões sociais agravadas pela chegada da COVID-19, como o acesso ao saneamento básico e à água, podem vir à tona na sala de aula de Ciências a partir de narrativas que emergem do cotidiano dos grupos mais atingidos pelo novo coronavírus. Acreditamos, assim, ser possível tecer uma Educação em Ciências comprometida com seu papel social e engajada ao enfrentamento das desigualdades sociais acentuadas na pandemia. Para isso, partimos das contribuições intelectuais de Paulo Freire, bell hooks, Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo a fim de tecer reflexões acerca da importância da ressignificação dos conteúdos da Educação em Ciências.


Palavras-chave


Ensino de Ciências; Escrevivências; Literatura; Pandemia

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DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18319

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