A educação física escolar e LDB: assumindo a responsabilidade na aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08

Autores

  • Antônio César Lins Rogrigues Feusp

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v9i1.1886

Palavras-chave:

Leis 10. 639/03 e 11.645/08, Educação Física Escolar, Relações étnico-raciais, Currículo Multicultural.

Resumo

Esse artigo trás em seu escopo a discussão sobre o papel da Educação Física Escolar na aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08. Questionamentos sobre os “porquês” da focalização de uma suposta obrigatoriedade às áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras em detrimento da área da Educação Física percorrem toda a extensão do texto, procurando, por meio de contundentes argumentações, buscar uma reflexão mais profunda a respeito do que, por ora, julga-se ser uma lacuna deixada pela lei. Aspectos como as relações étnico-racias, construção das subjetividades das meninas e meninos não-brancos, desconstrução dos discursos hegemônicos, políticas de branqueamento nos períodos pré e pós-abolicionista e currículo multicultural, todos no âmbito escolar também são trazidos à tona, por meio de reflexões provocativas desenvolvidas ao longo dos escritos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio César Lins Rogrigues, Feusp

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - FEUSP DIDÁTICA, TEORIAS DE ENSINO E PRÁTICAS ESCOLARES MESTRE EM EDUCAÇÃO; DOUTORANDO EM EDUCAÇÃO - FEUSP - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO - DIDÁTICA, TEORIAS DE ENSINO E PRÁTICAS ESCOLARES

Downloads

Publicado

21.06.2011

Como Citar

CÉSAR LINS ROGRIGUES, Antônio. A educação física escolar e LDB: assumindo a responsabilidade na aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08. Dialogia, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 57–72, 2011. DOI: 10.5585/dialogia.v9i1.1886. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/1886. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos