O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18989

Resumo

A Revista Dialogia publica o número 36, contemplando o Dossiê “O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia”. Este Dossiê acolheu pesquisas que apresentaram como temática as diferentes nuances e processos de adaptação/transformação da Educação Básica e Ensino Superior que, dentre outras mudanças, reestruturaram-se no ambiente on-line, de forma inesperada. Em certa medida, tal migração acelerou o (re)inventar de práticas pedagógicas, ressignificando antigos espaços e criando novos lugares para a aprendizagem e o ensino. Esta nova situação tem gerado inúmeros desafios à Educação, como um todo, atingindo, em especial, docentes, estudantes, gestores e familiares, ao mesmo tempo em que oportunizou um despertar para a valorização e ampliação da educação online no país e no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosiley Aparecida Teixeira, Universidade Nove de Julho - UNINOVE - SP.

Possui Graduação em Pedagogia, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso , doutorado em Educação: História e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora e pesquisadora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais da Universidade Nove de Julho /SP; Líder Grupo de Estudos e Pesquisa: Infância e Formação: Estudos Contemporâneos.

Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Universidade Nove de Julho - UNINOVE - SP.

Doutora em Educação e Currículo pela PUC/SP. Mestre e Pedagoga pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Unesp/Campus de Presidente Prudente/SP. Atualmente é docente e pesquisadora nos Programas de Pós-Graduação em Educação, vinculados à Universidade Nove de Julho (UNINOVE-SP). Integra a linha de Pesquisa Educação Popular e Culturas (LIPECULT) e Linha de Pesquisa e de Intervenção e Gestão Educacional (LIPIGES). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital - GRUPETeC (CNPq/UNINOVE/SP).

Daniela Melaré Vieira Barros, UAb – Portugal

Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Educação. Docente Auxiliar da Universidade Aberta, Portugal, do Departamento de Educação e Ensino a Distância– vice-coordenadora da Licenciatura em Educação e membro do C. Pedagógico da Universidade. Investigadora dos estilos de uso do espaço virtual para os processos de ensino e da aprendizagem.

Jason Ferreira Mafra, Universidade Nove de Julho - UNINOVE - SP.

Doutor e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado e licenciado em História pela Unisal. É docente do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-UNNOVE) e Diretor do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Práticas educacionais (PROGEPE) na mesma universidade.

Downloads

Publicado

22.12.2020

Como Citar

TEIXEIRA, Rosiley Aparecida; TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; BARROS, Daniela Melaré Vieira; MAFRA, Jason Ferreira. O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 1–2, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18989. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18989. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Editorial