Análise do desempenho acadêmico entre alunos cotistas e não cotistas do IFMG - campus Congonhas e Formiga

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/41.2022.20206

Palavras-chave:

cotas, desempenho acadêmico, instituições federais de ensino

Resumo

A implantação das políticas de cotas nas instituições federais de ensino tornou o ambiente acadêmico mais heterogêneo em relação à situação socioeconômica dos alunos. Diante desse cenário tão diverso, o objetivo deste estudo é analisar se o desempenho acadêmico dos alunos mais vulneráveis econômica e socialmente é inferior aos demais estudantes. Para isso, foi analisado o coeficiente de rendimento de alunos de cursos integrados utilizando estatística descritiva e aprendizado de máquina. Na análise descritiva, os alunos foram separados em cotistas e não cotistas e os resultados demonstraram que o desempenho dessas duas classes é similar. Já a análise por aprendizado de máquina encontrou situações socioeconômicas nas quais os alunos tendem a obter um desempenho inferior aos seus pares. As regras obtidas nessa análise podem justificar um acompanhamento pedagógico mais próximo para alunos que se encaixam nelas, evitando a evasão e melhorando o desempenho desses alunos.

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Biografia do Autor

Leonardo de Souza Cimino, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Mestre em Ciência da Computação


Everthon Valadão dos Santos, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

 Mestre em Ciência da Computação

 

 


Lílian Amaral de Carvalho, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Doutora em Química

 

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Publicado

10.05.2022

Como Citar

CIMINO, Leonardo de Souza; DOS SANTOS, Everthon Valadão; DE CARVALHO, Lílian Amaral. Análise do desempenho acadêmico entre alunos cotistas e não cotistas do IFMG - campus Congonhas e Formiga. Dialogia, [S. l.], n. 41, p. e20206, 2022. DOI: 10.5585/41.2022.20206. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20206. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos