Comunicação intercultural: A escola pública italiana e os diálogos plurilinguísticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/41.2022.20322

Palavras-chave:

classes plurilinguísticas, comunicação intercultural, cultura, diálogo intercultural

Resumo

Este artigo tem por tema o diálogo intercultural na formação docente, em classes plurilinguísticas. Tem-se por pressupostos teóricos os conceitos de comunicação intercultural em Giaccardi (2005) e a dialogicidade, segundo Paulo Freire (1977, 1980, 1983, 2004). A amostra analisada é composta das observações realizadas na classe plurilinguística M1, da escola pública italiana, inserida no Projeto CPIA5, na cidade de Milão, Itália, durante o ano letivo de 2018/2019. Os resultados obtidos constataram a presença de um diálogo intercultural sem a predominância de uma cultura sobre as outras, presentes naquele contexto escolar.  Como perspectivas, propõe-se a necessidade de se aprofundar os estudos nesta área, a fim de que se possam verificar os possíveis elementos formadores do trabalho docente, em classes multiculturais e plurilinguísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Padilha Oliveira Guimarães, Faculdade Unialphaville

Mestrado em Educação

 

Maria de Lourdes Gaspar Tavares, Universidade Paulista

Doutorado em Linguística Aplicada

 

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Qual é o método de Paulo Freire: Coleta dos primeiros passos. Brasília: Edição brasileira, 1981.

CATARCI, Marco. L’integrazione dei rifugiati. Formazione e inclusione nelle rappresentazioni degli operatori sociali. Milan: Franco Angeli, 2011.

CAZARRÉ, Marieta. Mais de 1% da população mundial sofre com deslocamento forçado: Em 2019, 79,5 milhões estavam nessa situação, diz agência da ONU. Agência Brasil, Montevidéu, Jun 2020. Seção Internacional. Não paginado. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2020-06/mais-de-1-da-populacao-mundial-sofre-com-deslocamento-forcado . Acesso em: 28 ago. 2020.

CAZARRÉ, Marieta. Número de Refugiados bate novo recorde e atinge 68,5 milhões. Agência Brasil, Lisboa, Jun 2018. Seção Internacional. Não paginado. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-06/numero-de-refugiados-bate-novo-recorde-e-atinge-685-milhoes . Acesso em: 28 ago. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e Prática da Libertação. Uma Introdução ao Pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1980.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

GIACCARDI, Chiara. La Comunicazione Interculturale. Milano: Il Mulino Itinerari, 2005.

ITALIA. Ministero del Lavoro e delle Politiche Sociale. Direzione Generale dell’Immigrazione e delle Politiche di Integrazione. Report di Monitoraggio. 30 giugno, 2020. Disponível em:

https://www.lavoro.gov.it/priorita/pagine/minori-stranieri-non-accompagnati-in-italia-pubblicato-il-report-semestrale-di-monitoraggio-aggiornato-al-30-giugno-2020.aspx/

Acesso em: 30 set. 2020

ONE PER CENT of humanity displaced. UNHCR Global Trends Forced Displacement, 18 june, 2020. Disponível em: https://www.unhcr.org/news/press/2020/6/5ee9db2e4/1-cent-humanity-displaced-unhcr-global-trends-report.html Acesso em: 24 set. 2020.

THIRTY-ONE PEOPLE are newly displaced every minute of the day. UNHCR Global Trends Forced Displacement , 2018. Disponível em: https://www.unhcr.org/globaltrends2017/ . Acesso em: 24 set. 2020.

TWENTY PEOPLE are newly displaced every minute of the day. UNHCR Global Trends Forced Displacement, 15 may 2018.

Disponível em: https://www.unhcr.org/globaltrends2016/ . Acesso em: 24 set. 2020.

WENDEN, Catherine Wihtol. Atlante: mondiale delle migrazioni. Traduzione di Nadia Castelnuovo. 5. ed. Milano: Antonio Vallarde Editore, 2012.

Downloads

Publicado

10.05.2022

Como Citar

OLIVEIRA GUIMARÃES, Solange Padilha; TAVARES, Maria de Lourdes Gaspar. Comunicação intercultural: A escola pública italiana e os diálogos plurilinguísticos. Dialogia, [S. l.], n. 41, p. e20322, 2022. DOI: 10.5585/41.2022.20322. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20322. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos