Um arquivo aberto de Ana Luísa Janeira: a transformação pela viagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/39.2021.20602

Palavras-chave:

análise textual, peregrinação, significados, arqueologia-genealogia foucaultiana, realidades

Resumo

O objeto do artigo é a análise textual de dois posts do blogue ArquivoVivido, de JANEIRA (17 dez. 2020): para uma epistemologia de viagem; e Viajar, colecionar, arquivar — Coisas & loisas de muitas paragens com saberes, sabores e odores. A questão de pesquisa centra-se em apreciar a influência educativa precoce da leitura, a criação de mundos virtuais, para a construção do espírito de descoberta, nomeadamente por auscultar-se a história nas facetas de romance verdadeiro e ficção verbal ou virtual. O modelo teórico e metodológico foi a análise crítica de discurso (ÍÑIGUEZ-RUEDA, 2006), orientado a relações entre conceitos: verdade histórica, personalidade de Fernão Mendes Pinto, epistemologia de viagem, imaginação do espaço em mundos possíveis, transição de séculos XVI-XVIII, património material, legado espiritual, botica medieval, cura e saber-fazer. Destaca-se a comparação entre mundos reais e virtuais, num apelo a possibilidades duma hermenêutica dupla, segundo um foco de “imaginação racional”.

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Biografia do Autor

Judite Zamith Cruz, Instituto de Educação, da Universidade do Minho — Uminho

Doutora em psicologia

Referências

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JANEIRA, Ana. 2. Viajar, colecionar, arquivar - Coisas & loisas de muitas paragens com saberes, sabores e odores. Blog Arquivovivido. Lisboa, 17 dez. 2020. Disponível em: https://arquivovivido.wordpress.com/os-meus-espacos-de-construcao-producao-intelectual-cultural/viagens/. Acesso em: 20 jun. 2021.

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Publicado

27.10.2021

Como Citar

CRUZ, Judite Zamith. Um arquivo aberto de Ana Luísa Janeira: a transformação pela viagem. Dialogia, [S. l.], n. 39, p. e20602, 2021. DOI: 10.5585/39.2021.20602. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20602. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 39 “Retratos de Escolas: estudos sobre a escolarização em diferentes contextos e territórios educativos”