O curso pedagogia da terra e a formação de educadores do MST: abordagens das produções científicas

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DOI:

https://doi.org/10.5585/39.2021.20625

Palavras-chave:

pesquisa bibliográfica, curso pedagogia da terra, formação, educação infantil do campo, MST

Resumo

A partir de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, focalizamos neste estudo os processos formativos articulados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), por meio das experiências dos cursos Magistério e Pedagogia da Terra. Com os descritores “Curso de Pedagogia da Terra”, “Magistério”, “Formação”, “Educação Infantil”, “Educação Infantil do Campo” e “Assentamentos”, acrescidos de “MST”, dialoga-se com 48 estudos selecionados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTS), no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no portal da Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico (REBID) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes (PPGE). Com referencial bakhtiniano, destacam-se categorias de análise em relação aos sujeitos que pesquisam, contextos de produção e abordagem, escopos dos estudos e processos formativos. Reafirmamos, então, o direito à formação, à educação infantil do campo, e o protagonismo do MST diante dos ataques à ciência e à educação pública.

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Biografia do Autor

Marle Aparecida Fideles de Oliveira Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Doutoranda em Educação

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Doutora em Educação

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Publicado

18.10.2021

Como Citar

VIEIRA, Marle Aparecida Fideles de Oliveira; CÔCO, Valdete. O curso pedagogia da terra e a formação de educadores do MST: abordagens das produções científicas. Dialogia, [S. l.], n. 39, p. e20625, 2021. DOI: 10.5585/39.2021.20625. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20625. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 39 “Retratos de Escolas: estudos sobre a escolarização em diferentes contextos e territórios educativos”