Aprendizagem criativa e a educação maker: análise de boas práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/40.2022.21067

Palavras-chave:

movimento maker, projetos inovadores na educação, aprendizagem criativa

Resumo

Pensar em novos cenários para estar, aprender e compartilhar tornou-se um dos principais desafios da área educacional pós-março de 2020. Nesse sentido, o presente estudo, de cunho qualitativo, objetiva mapear exemplos de boas práticas no que diz respeito a espaços e cenários de aprendizagem maker e suas considerações acerca da aprendizagem criativa. Após uma revisão de literatura realizada em 50 artigos nacionais, identificou-se que algumas instituições e alguns projetos foram intensamente citados. Assim, realizou-se uma análise sobre as boas práticas encontradas, sendo quatro brasileiras e três internacionais. A pesquisa mostra que é de fundamental relevância pensar em recursos, estruturas e abordagens pedagógicas que possam apoiar a otimização da prática do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anselmo Daniel Campos de Almeida, Centro Universitário Internacional – UNINTER

Mestre em Educação

Luana Priscila Wunsch, Centro Universitário Internacional – UNINTER

Doutora em Ciências da Educação

 

 

Emanuele Bittencourt Martins, Centro Universitário Internacional – UNINTER

Mestre em Educação

Referências

BLIKSTEIN, P. Digital Fabrication and ’Making’ in Education: The Democratization of Invention. In: WALTER-HERRMANN, J.; BÜCHING, C. (ed.). FabLabs: of machines, makers and inventors. Bielefeld: Transcript Publishers, 2013.

BLIKSTEIN, P. Maker Movement in Education: History and Prospects. In: VRIES, M. J. de (ed.). Handbook of Education. [S.l.]: Springer International Publishing, 2017.

BLIKSTEIN, Paulo; WORSLEY, Marcelo. Children are no Hackers: Building a Culture of Powerful Ideas, Deep Learning, and Equity in the Maker Movement. In: PEPPLER, Kelie; HALVERSON Erica; KAFAI, Yasmin. Makeology: Makerspaces as Learning Environments. New York: Routledge, 2016. p. 64-79.

DEWEY, John. Experiência e educação. Tradução Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1976. (Atualidades pedagógicas).

DEWEY, John. How we think. Lexington: D. C. Heath, 1933.

DOUGHERTY, Dale. Free to Make: how the maker movement is changing our schools, our jobs and our minds. Berkley, California: North Atlantic Books, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GALVÂO M. C. B.; RICARTE I. L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, v. 6, n. 1, p. 57-73, set. 2019.

GRANT, M. J.; BOOTH, A. A typology of reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies. Health information and libraries journal, v. 26, n. 2, p. 91-108, jun. 2009. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19490148. Acesso em: 24 fev. 2019.

HATCH, Mark. Maker Movement Manifesto. In: HATCH, Mark. The Maker Movement Manifesto: Rules for Innovation in the New World of Crafters, Hackers, and Tinkerers. Estados Unidos: Mc Graw-Hill. 2014. p. 1-33.

ILLICH, Ivan. Sociedades sem escolas. 7. ed. Petrópolis: Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1985. 127p.

MAGENNIS, Saranne; FARRELL, Alison. Teaching and learning activities: Expanding the repertoire to support student learning. Emerging issues in the practice of university learning and teaching, v. 1, 2005.

MARTINEZ, S. L.; STAGER, G. Invent to Learn: Making, Thinkering and Engineering in the Classroom. Torrance, CA: Constructing Modern Knowledge Press, 2013.

PAPERT, S. Mindstorms: children, computers, and powerful ideas. New York: Basic Books, 1980.

RAABE. André. Maker: Uma nova abordagem para Tecnologia na Educação. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 1., 2018. Anais [...] Fortaleza, CE: [s.n.], 2018.

RESNICK, Mitchel. Lifelong Kindergarten: Cultivating Creativity through Projects, Passion, Peers, and Play. The MIT Press: Cambridge, MA, 2017.

ROBINSON, Ken; ARONICA, Lou. Escolas Criativas: a revolução que está transformando a educação. Porto Alegre: Penso, 2019.

SOLSTER, Tatiana Sansone. Revelando as essências da Educação Maker: percepções das teorias e das práticas. 2018. 174 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

SUANNO, João Henrique. Práticas Inovadoras em Educação: Uma visão complexa, transdisciplinar e humanística. In. MORAES, M. C.; BATALLOSO, J. M. (org.). Complexidade e Transdisciplinaridade em Educação: Teoria e Prática Docente. Rio de janeiro: Editora Wak, 2010. p. 207-226.

WALLIS, Sean, and Gerald Nelson. 2001. Knowledge discovery in grammatically analysed corpora.Data Mining and Knowledge Discovery, 5. 2001. 307–340.

ZSIGMOUND, Fábio. Tecnologia e a cultura do ‘faça você mesmo. [S.l.:s.n.], 2017. 1 vídeo (26 min). Publicado pelo canal Conexão Futura. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FO5oxuYfvfg. Acesso em: 19 fev. 2020.

Downloads

Publicado

23.03.2022

Como Citar

CAMPOS DE ALMEIDA, Anselmo Daniel; WUNSCH, Luana Priscila; BITTENCOURT MARTINS, Emanuele. Aprendizagem criativa e a educação maker: análise de boas práticas. Dialogia, [S. l.], n. 40, p. e21067, 2022. DOI: 10.5585/40.2022.21067. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21067. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 40 “Aprendizagem Criativa, o Pensamento Computacional e a Robótica na Educação Básica”