Concepções dos discentes sobre estágio supervisionado obrigatório na formação inicial de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/41.2022.21688

Palavras-chave:

estágio supervisionado obrigatório, formação inicial de professores, relação teoria-prática

Resumo

Esse artigo tem como objetivo, analisar a concepção dos licenciandos das áreas de ciências da natureza, matemática e ciências agrícolas, da sede da UFRPE, sobre o componente curricular estágio curricular supervisionado. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, do tipo estudo de caso. A amostra foi com 71 estudantes do último semestre da disciplina de estágio curricular supervisionado. Para a construção dos dados, utilizamos como instrumento, o questionário. Os dados apontaram três concepções de estágio: aplicação da teoria à prática, vivência no ambiente escolar e experiência em sala de aula. A base teórico-metodológica foi a análise de conteúdo de Bardin(2016). Partindo do princípio de que o estágio curricular supervisionado, geralmente, é entendido como a parte prática do curso, consideramos um avanço quando a maioria dos sujeitos concebem este componente curricular como vivência no campo de atuação. Isto pode significar a possibilidade de articulação entre teoria, prática e contexto escolar.

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Biografia do Autor

Maria Elizabete Pereira dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Doutora em Ciências da Educação

Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco, da Área II - Métodos e Técnicas de Ensino.

Suely Alves da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Pós-Doutorado em Educação

Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco, da Área II - Métodos e Técnicas de Ensino.

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Publicado

24.06.2022

Como Citar

DOS SANTOS, Maria Elizabete Pereira; DA SILVA, Suely Alves. Concepções dos discentes sobre estágio supervisionado obrigatório na formação inicial de professores. Dialogia, [S. l.], n. 41, p. e21688, 2022. DOI: 10.5585/41.2022.21688. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21688. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos