Os direitos humanos e as discussões de violência contra a mulher na formação docente da Educação Básica: análises de teses e dissertações (2016-2021)

Renata Santos Pedreira, Fabiane Freire França

Resumo


Esse artigo objetiva apresentar uma revisão de literatura sobre direitos humanos e violência contra as mulheres na formação docente voltada à Educação Básica. Busca-se mapear formações docentes que tenham abordado a violência contra a mulher, considerada uma violação dos direitos humanos. Para isso, analisa-se pesquisas Stricto Sensu presentes no catálogo de teses e dissertações da Capes, no período de 2016 a 2021. Com base no levantamento bibliográfico, para sistematizar a análise qualitativa dessa pesquisa, foram elaboradas categorias de análise (BARDIN, 2011) que correlacionam a produção científica do tema em foco, a saber: A) Direitos humanos, educação e práticas pedagógicas; B) Direitos humanos, educação e formação docente. Os resultados das pesquisas elencadas, neste banco de dados, trazem discussões sobre educação em direitos humanos e gênero, no entanto não tem uma especificidade sobre a temática violência contra a mulher.


Palavras-chave


direitos humanos; práticas pedagógicas; formação docente; violência contra a mulher

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DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.22462

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