Os direitos humanos e as discussões de violência contra a mulher na formação docente da Educação Básica: análises de teses e dissertações (2016-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/41.2022.22462

Palavras-chave:

direitos humanos, práticas pedagógicas, formação docente, violência contra a mulher

Resumo

Esse artigo objetiva apresentar uma revisão de literatura sobre direitos humanos e violência contra as mulheres na formação docente voltada à Educação Básica. Busca-se mapear formações docentes que tenham abordado a violência contra a mulher, considerada uma violação dos direitos humanos. Para isso, analisa-se pesquisas Stricto Sensu presentes no catálogo de teses e dissertações da Capes, no período de 2016 a 2021. Com base no levantamento bibliográfico, para sistematizar a análise qualitativa dessa pesquisa, foram elaboradas categorias de análise (BARDIN, 2011) que correlacionam a produção científica do tema em foco, a saber: A) Direitos humanos, educação e práticas pedagógicas; B) Direitos humanos, educação e formação docente. Os resultados das pesquisas elencadas, neste banco de dados, trazem discussões sobre educação em direitos humanos e gênero, no entanto não tem uma especificidade sobre a temática violência contra a mulher.

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Biografia do Autor

Renata Santos Pedreira, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Mestranda em Educação

 

Fabiane Freire França, Universidade Estadual de Maringá – UEM Universidade Estadual do Paraná Campus de Campo Mourão - UNESPAR.

Doutora em Educação

 

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Publicado

29.08.2022

Como Citar

SANTOS PEDREIRA, Renata; FREIRE FRANÇA, Fabiane. Os direitos humanos e as discussões de violência contra a mulher na formação docente da Educação Básica: análises de teses e dissertações (2016-2021). Dialogia, [S. l.], n. 41, p. e22462, 2022. DOI: 10.5585/41.2022.22462. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/22462. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 41 “Gênero e sexualidade na Educação Escolar”