Concepções sobre gênero de graduandos(as) em pedagogia a partir da associação livre de palavras

Autores

  • Matheus Estevão Ferreira da Silva Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Filosofias (FFC), Campus de Marília, e Faculdade de Ciências e Letras (FCL), Campus de Assis https://orcid.org/0000-0002-2059-6361
  • Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Filosofias (FFC), Campus de Marília http://orcid.org/0000-0002-9833-0635
  • Alessandra de Morais Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Filosofias (FFC), Campus de Marília http://orcid.org/0000-0001-5521-9307

DOI:

https://doi.org/10.5585/41.2022.22463

Palavras-chave:

educação, gênero, formação de professors, pedagogia, associação livre de palavras

Resumo

Objetiva-se analisar as concepções de graduandos(as) em Pedagogia, de uma universidade pública paulista, sobre gênero. Recorreu-se a dados coletados por um questionário aberto, utilizando-se da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP). Os(as) participantes consistiram em 165 graduandos(as) matriculados(as) nos anos inicial e final do curso. Gerou-se um teste de associação de palavras em que as palavras em associação a gênero tiveram sua frequência de evocação calculada e, em seguida, foram agrupadas segundo sua paridade de significação. Erigiram-se seis concepções sobre o tema: gênero em concepção 1) polissêmica; 2) biologizante; 3) crítico-social; 4) identitária; 5) religioso-radical; e 6) associada à sexualidade; sendo as mais predominantes, com mais palavras evocadas e maior frequência, as concepções identitária e crítico-social. Os resultados revelaram que o tema, sendo concebido de diferentes formas, varia desde perspectivas menos emancipatórias até outras mais potenciais para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico que aborde gênero na escola. 

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Biografia do Autor

Matheus Estevão Ferreira da Silva, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Filosofias (FFC), Campus de Marília, e Faculdade de Ciências e Letras (FCL), Campus de Assis

Doutorando em Educação

 

Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Filosofias (FFC), Campus de Marília

Pós-Doutorado em Educação

Alessandra de Morais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Filosofias (FFC), Campus de Marília

Doutora em Educação

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Publicado

12.08.2022

Como Citar

SILVA, Matheus Estevão Ferreira da; BRABO, Tânia Suely Antonelli Marcelino; MORAIS, Alessandra de. Concepções sobre gênero de graduandos(as) em pedagogia a partir da associação livre de palavras. Dialogia, [S. l.], n. 41, p. e22463, 2022. DOI: 10.5585/41.2022.22463. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/22463. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 41 “Gênero e sexualidade na Educação Escolar”