Paulo Freire na base de dados Scopus: estudo bibliométrico (1972-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/42.2022.22803

Palavras-chave:

estudo bibliométrico, História da Educação, Paulo Freire, produção científica internacional, trajetória intelectual

Resumo

Objetivou-se analisar a produção científica acerca de Paulo Freire disseminada por intermédio da base de dados Scopus. Trata-se de um estudo bibliométrico que analisou 1.051 artigos indexados na Scopus no interregno de 1972 a 22 de julho de 2022. No processamento e análise dos dados, utilizaram-se os programas VOSviewer e Excel. Os resultados agregaram produtividade, visibilidade e relação concernente à produção sobre Paulo Freire. O artigo mais antigo foi publicado em 1972, com aumento da produção a partir de 1990-1991, sendo mais expressiva nos anos mais recentes. O Brasil é o país mais produtivo (353 artigos e 905 citações), mas os Estados Unidos possuem o maior número de citações (278 artigos e 5.669 citações). Conclui-se que a trajetória intelectual de Paulo Freire engradece a História da Educação brasileira e dela emanam múltiplos construtos, que permanecem em plena vigência e são essenciais para refletir e praticar a educação humanizadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanusa Nascimento Sabino Neves, Universidade Federal da Paraíba– UFPB

Doutoranda em Educação

 

Charliton José dos Santos Machado, Universidade Federal da Paraíba– UFPB

Pós-Doutor em Educação e em História e Filosofia da Educação

Referências

BENINCÁ, D.; CAMPOS. F. S. Extensão popular: uma proposta transformadora para a educação superior. Dialogia, São Paulo, n. 27, p. 145-156, 2017. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n27.7247. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7247. Acesso em: 24 ago. 2022.

BRANDÃO, C. R. Paulo Freire: educar para transformar. São Paulo: Mercado Cultural, 2005.

BRASIL. Lei nº 12.612, de 13 de abril de 2012. Declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 16 abr. 2012.

CECCOM, C.; PAIVA, M. Paulo Freire, no exílio, ficou mais brasileiro ainda. Entrevista a Claudius Ceccom e Miguel Paiva. In: INSTITUTO PAULO FREIRE; COMISSÃO DE ANISTIA (org.). Paulo Freire: anistiado político brasileiro. São Paulo: Instituto Paulo Freire; Brasília, DF: Ministério da Justiça, 2012. p. 72-95.

DAL MAGRO, R.; POZZEBON, M.; SCHUTEL, S. Enriching the intersection of service and transformative learning with Freirean ideas: The case of a critical experiential learning programme in Brazil. Management Learning, [S.l.], v. 51, n. 5, p. 579-597, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/1350507620908607. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1350507620908607. Acesso em: 26 ago. 2022.

ELSEVIER. Scopus: Content Policy and Selection. Disponível em: https://www.elsevier.com/solutions/scopus/how-scopus-works/content/content-policy-and-selection. Acesso em: 23 jul. 2022.

FERRARI, D. G. Paulo Freire em três projetos de lei. Revista Latinoamericana de Estudios del Discurso, Brasília, DF, v. 21, n. 2, p. 49-66, 2021. DOI: https://doi.org/10.35956/v.21.n2.2021. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/36177. Acesso em: 26 jul. 2022.

FOLEY, G. Revisiting Freire. Australian Journal of Adult Learning, [S.l.], v. 61, n. 3, p. 376-397, 2021. Disponível em: https://search.informit.org/doi/abs/10.3316/informit.274234403414505. Acesso em: 27 jul. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GADOTTI, M.; ABRÃO, P. Apresentação. In: INSTITUTO PAULO FREIRE; COMISSÃO DE ANISTIA (org.). Paulo Freire: anistiado político brasileiro. São Paulo: Instituto Paulo Freire; Brasília, DF: Ministério da Justiça, 2012. Apresentação.

KIDD, R.; BYRAM, M. Demystifying pseudo Freirian non formal education: A case description and analysis of Laedza Batanani. Canadian Journal of Development Studies, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 271-289, 1982. DOI: https://doi.org/10.1080/02255189.1982.9670035. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02255189.1982.9670035. Acesso em: 26 ago. 2022.

LLOYD, A. S. Freire, conscientization, and adult education. Adult Education, [S.l.], v. 23, n. 1, p. 3-20, 1972. DOI: https://doi.org/10.1177/074171367202300101. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/074171367202300101. Acesso em: 26 ago. 2022.

MISIASZEK, G. W. Ecopedagogical literacy of a pandemic: Teaching to critically read the politics of Covid-19 with environmental issues. The Journal of Environmental Education, [S.l.], v. 52, n. 5, p. 358-369, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/00958964.2021.1981206. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1317372. Acesso em: 24 ago. 2022.

MURACA, M. Colonialism and decolonization in the writings of Paulo Freire. Encyclopaideia, [S.l.], v. 25, n. 61, p. 81-96, 2021. DOI: https://doi.org/10.6092/issn.1825-8670/13455. Disponível em: https://encp.unibo.it/article/view/13455. Acesso em: 26 jul. 2022.

NEVES, V. N. S. et al. Quatro pilares da educação para o século XXI na formação permanente do profissional da Saúde. Revista de Enfermagem UFPE, Recife, p. 3524-3530, 2016. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i4a11126p3524-3530-2016. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11126. Acesso em: 24 ago. 2022.

PALLUDETO, A. W. A.; FELIPINI, A. R. Panorama da literatura sobre a financeirização (1992-2017): uma abordagem bibliométrica. Economia e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 2, p. 313-337, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8656961. Acesso em: 23 jul. 2022.

PAZ, A. M. A.; SILVA, M. F. G. O enriquecimento do vocabulário dos estudantes por meio da música em contos de fada no âmbito das práticas pedagógicas dos professores da educação básica. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 428-440, 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.16791. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16791. Acesso em: 24 jul. 2022.

PFEIL, F. M. C.; ZAMORA, M. H. R. N. Psicologia escolar e persistências do colonialismo no cotidiano educacional. Psicologia Escolar e Educacional, v. 25, e221972, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392021221972. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/38dYwBNGcLLzftRQd9s5PrS/. Acesso em: 24 ago. 2022.

PINELLI, L. V.; ALBUQUERQUE, M. S. L. Interfaces entre os princípios pedagógicos da Política Nacional de Educação Permanente do SUAS e as ideias de Paulo Freire. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 22-33, 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.16651. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16651. Acesso em: 25 jul. 2022.

RIBEIRO, M. A. P.; MACHADO, C. J. S. Paulo Freire e a história da luta pela alfabetização de adultos no Brasil. In: RIBEIRO, L. T. F. et al. (org.). Perspectivas sobre formação docente. Fortaleza: UECE, 2022. p. 108-130.

ROSSETTO, M. et al. Flowers and thorns in pregnancy: experiences during the COVID-19 pandemic. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 42, e20200468, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200468. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/ZbrT6M4fgdwrBQzFdJBHydy/abstract/?lang=en. Acesso em: 29 jul. 2022.

SANTOS, G. C. Submissão à base de dados Scopus: realizando um checklist com o formulário de pré-avaliação. Boletim Técnico do PPEC, Campinas, v. 6, p. e021012, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/boletins/index.php/ppec/article/view/9435. Acesso em: 29 jul. 2022.

SANTOS, W. L. P. Scientific literacy: A Freirean perspective as a radical view of humanistic science education. Science Education, [S.l.], v. 93, n. 2, p. 361-382, 2009. DOI: https://doi.org/10.1002/sce.20301. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/sce.20301. Acesso em: 26 ago. 2022.

SATYRO, D. Affectivity and agency in English teaching for Youth and Adult Education. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 94-124, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398202218360. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/bGJqyfP4bg3LRZ5Lxj9gZ4N/abstract/?lang=en. Acesso em: 24 ago. 2022.

SERPA, L. G. et al. For an education in favor of praxis: action, education and culture. Research, Society and Development, [S.l.], v. 10, n. 1, e54210112104, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.12104. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12104. Acesso em: 30 jun. 2022.

SEVALHO, G. A colonização do saber epidemiológico: uma leitura decolonial da contemporaneidade da pandemia de Covid-19. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 26, n. 11, p. 5629-5638, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-812320212611.10442021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/wRb5ygRZSXX7RKxVRMmHSLp/?lang=pt. Acesso em: 24 ago. 2022.

SHAHRAM, Y. et al. The tea house series: Striving together to be antiracist. Journal Of General Internal Medicine, [S.l.], v. 37, n. 9, p. 2318-2322, 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s11606-022-07519-z. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11606-022-07519-z. Acesso em: 26 ago. 2022.

SILVA, A. Education for freedom: A look at the pedagogy of Freire. Prospects, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 39-45, 1973. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000004791_spa. Acesso em: 25 jul. 2022.

SILVA, M. R.; HAYASHI, C. R. M.; HAYASHI, M. C. P. I. Análise bibliométrica e cientométrica: desafios para especialistas que atuam no campo. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 110-129, 2011. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v2i1p110-129. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42337. Acesso em: 27 jul. 2022.

SOUZA, J. B. et al. Covid-19 vaccination campaign: dialogues with nurses working in Primary Health Care. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 55, e20210193, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0193. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/3zKLzKtWGChx7ZMGdJjNMgd/abstract/?lang=en. Acesso em: 26 ago. 2022.

VAN ECK, N. J.; WALTMAN, L. VOSviewer manual. Leiden: Univeristeit Leiden, Leiden, v. 1, n. 1, p. 1-53, 2022.

VERSOLATO, M. S.; ALVES, A. P. M.; IZIDORO, E. Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 122-138, 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.16659. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16659. Acesso em: 24 ago. 2022.

WALLERSTEIN, N.; BERNSTEIN, E. Empowerment education: Freire's ideas adapted to health education. Health Education Quarterly, [S.l.], v. 15, n. 4, p. 379-394, 1988. DOI: https://doi.org/10.1177/109019818801500402. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/3230016/. Acesso em: 30 jun. 2022.

WANG, C.; BURRIS, M. A. Empowerment through photonovella: portraits of participation. Health Education Quarterly, [S.l.], v. 21, n. 2, p. 171-186, 1994. DOI: https://doi.org/10.1177/109019819402100204. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/8021146/. Acesso em: 30 jun. 2022.

WHITING, K. et al. Education for the sustainable global citizen: What can we learn from stoic philosophy and Freirean environmental pedagogies? Education Sciences, [S.l.], v. 8, n. 4, p. 204, 2018. DOI: https://doi.org/10.3390/educsci8040204. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1201386. Acesso em: 24 ago. 2022.

ZULU, I. Z. et al. Application of community dialogue approach to prevent adolescent pregnancy, early marriage and school dropout in Zambia: a case study. Reproductive Health, [S.l.], v. 19, n. 1, p. 1-9, 2022. DOI: https://doi.org/10.1186/s12978-022-01335-8. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35101082/. Acesso em: 24 ago. 2022.

Downloads

Publicado

14.10.2022

Como Citar

NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; MACHADO, Charliton José dos Santos. Paulo Freire na base de dados Scopus: estudo bibliométrico (1972-2022). Dialogia, [S. l.], n. 42, p. e22803, 2022. DOI: 10.5585/42.2022.22803. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/22803. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 42 “Paulo Freire e seu legado para a educação de crianças, jovens e adultos”