Ethos docente e formação continuada do professor de língua portuguesa

Autores

  • Maria Silvia Olivi Louzada UNIFRAN

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v9i2.2451

Palavras-chave:

ethos docente, formação continuada de professor, Língua Portuguesa

Resumo

A edição dos PCNs (1998) não foi suficiente para fazer mudar por dentro a escola: muito se tem veiculado nas mídias brasileiras sobre os resultados desastrosos dos alunos em testes de leitura e produção de textos, creditando-se parte substancial desse insucesso à qualificação insatisfatória dos professores. É objeto desta reflexão o trabalho realizado por um programa de formação continuada de professores em convênio com secretarias estaduais e municipais de educação pelo Brasil afora, desenvolvendo, para isso, uma metodologia própria e materiais subsidiários à formação. Os objetivos gerais direcionam-se para a interpretação e construção de sentido dos textos, valorizando-se o caráter social da linguagem, o papel da interação no desenvolvimento psicológico do indivíduo, a natureza ativa e progressiva do processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Silvia Olivi Louzada, UNIFRAN

Doutorado em Língüística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e mestrado em Letras- Lingüística Geral e Semiótica pela Universidade de São Paulo (1996).

Downloads

Publicado

22.08.2011

Como Citar

LOUZADA, Maria Silvia Olivi. Ethos docente e formação continuada do professor de língua portuguesa. Dialogia, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 181–190, 2011. DOI: 10.5585/dialogia.v9i2.2451. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2451. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos