Clubes de Ciências na Escola do Campo: investigação, identidade cultural, inclusão e transformação social
DOI:
https://doi.org/10.5585/52.2025.28206Palavras-chave:
Educação Ciêntífica, Inclusão Social, Educação Básica, Ensino FundamentalResumo
Este artigo apresenta o percurso e os resultados de uma experiência pedagógica vivenciada por estudantes do sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental, no Clube de Ciências, da Escola do Campo Barão de Lucena, do Distrito de Barão de Lucena, Município de Nova Esperança, PR. Motivados pela realidade local, os alunos investigaram os pontos de despejo e os tipos de resíduos sólidos descartados, indevidamente, pela comunidade. Como resultado da pesquisa, foi criado um protótipo de aterro sanitário, que foi apresentado em uma Feira de Ciências, aberta a toda a comunidade. As análises revelaram um envolvimento ativo dos estudantes e evidências do desenvolvimento do pensamento crítico, da argumentação, da cooperação e da inclusão de todos eles no processo educativo, além do fortalecimento da educação científica, contextualizada e adaptada à comunidade escolar. Foi verificado, também, que os Clubes de Ciências, complementando a educação formal, colaboram para a promoção da alfabetização científica.
Downloads
Referências
ALMEIDA, J.; COSTA, M. Clubes de ciências como ferramenta para a educação científica em regiões remotas. Educação em Foco, v.12, n.3, p. 50-70, 2020.
ARROYO, M. G.; FERNANDES, B. M. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional Por uma Educação Básica do Campo, 1999.
BAXTER, R. Innovative Science Clubs: Transforming Schools and Engaging Students. New York: Science Education Press, 2010.
CACHAPUZ, A., GIL-PEREZ, D.;CARVALHO, A. M. P. de, PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
CALDART, R. S. Elementos para a construção de um projeto político e pedagógico da educação do campo. In: MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sonia M. S. A. de (org.). Por uma educação do campo: contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional: “Por Uma Educação do Campo”, 2004, p. 13–53.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, v. 22, p. 89-100, jan./abr. 2003.
DUARTE, B.M.; RIBEIRO, R.G.T. Interfaces no Ensino de Ciências da Natureza na Educação do Campo: O conhecimento Tradicional, Experimentação e Investigação. In: ROCHA, B.B.; IVANICSKA, R.F. (org). Horizontes na Educação Desafios e conquistas no ensino. Itapiranga: Schreiben, 2024, p. 92-102.
FERREIRA, L. SANTOS. Desenvolvimento de habilidades sociais em clubes de ciências. Cadernos de Educação, v.18, n.1, p.40-50, 2022.
FREIRE, L. I. F. Pensamento Crítico, enfoque educacional CTS e o ensino de Química. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica)-Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2007.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 65 ª ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2018.
LIMA, V. M. R. Clubes de Ciências: contribuições à formação do educando. Porto Alegre: PUCRS, 1998. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1998.
LONGHI, A.; SCHROEDER, E. Clubes de ciências: o que pensam os professores coordenadores sobre ciência, natureza da ciência e iniciação científica numa rede municipal de ensino. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 11, n.1, p. 547-564, 2012.
MANCUSO, R.; LIMA, V. M. R.; BANDEIRA, V. Clubes de Ciências: criação, funcionamento, dinamização. Porto Alegre: SE/CECIRS, 1996.
MENEZES, C.; SCHROEDER, E.; SILVA, V. L. de S. Clubes de Ciências como espaço de Alfabetização Científica e Ecoformação. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 7, n. 3, p. 811-833, 2012.
MENEZES, C.; SCHROEDER, E. Clubes de Ciências: contribuições para a educação científica e o desenvolvimento da criatividade nas escolas. IN: SCHROEDER, E.; SILVA, V. L. de S. Novos Talentos: Processos Educativos em Ecoformação. Blumenau: Nova Letra, 2014.
PEREIRA, S., SOUZA, R. Impacto dos clubes de ciências no desempenho acadêmico dos estudantes. Revista de Ensino de Ciências, v.23, n.2, p. 75-85, 2021.
PIRES, M.G.S. Motivações e expectativas de alunos/as do ensino fundamental na participação de um Clube de Ciências. VI Encontro Nacional de Pesquisa e Educação em Ciências, Florianópolis, 2007.
TOMIO, D.; HERMANN, A., P. Mapeamento dos Clubes de Ciências da América Latina e Construção do Site da Rede Internacional de Clubes de Ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, v. 21, p.1- 23, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bruna Marques Duarte, Gilvan Andrade dos Santos, Shalimar Calegari Zanatta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 75
- PDF 28